Resumo do livro: Umas ferias de Machado de Assis
Soluções para a tarefa
O conto Umas Férias narra uma história na qual Zeca busca seus sobrinhos José Martins e Felícia na escola mais cedo, no caminho pra casa as crianças confabulam alegremente sobre o motivo de o tio levar-los para casa naquela hora e cogitam que deve ser por causa de alguma festa ou comemoração. Ao longo do trajeto o tio combina algum evento com alguns conhecidos, causando ainda mais ansiedade nos sobrinhos. Ao se aproximarem de casa as crianças notam um movimento estranho na frente dos portões, entram em casa e encontram sua mãe aos prantos junto à cama onde jazia seu pai. Passou-se uma semana de luto em casa e José, que não gostava de estudar, queria voltar para a escola. Quando José finalmente voltou à escola a alegria voltou também.
Personagens: O garoto José Martins é o narrador-personagem e personagem principal do conto, por isso ele sofre um aprofundamento psicológico e existe mais ênfase em suas emoções, ele não gosta de estudar, é alegre e curioso, mas no clímax na história ele sofre mudança de estado e fica triste, assim com sua irmã Felícia que possui características semelhantes as do irmão. O tio Zeca é um homem discreto,reservado, calado e aparentemente triste.
Tempo: O texto apresenta o tempo psicológico do narrador que é caracterizado por lembranças do passado, nesse conto o narrador relata acontecimentos de sua infância. Existem elementos característicos de uma época passada, aparentemente na mesma em que o conto foi escrito, durante o XIX.
Espaço: O conto tem como espaço inicial a escola em que opersonagem principal estuda, logo em seguida ele sai pelas ruas da cidade com sua irmã (ambos animados por saírem da escola) e seu tio, parando em alguns pontos até chegar à casa da família onde o ambiente causa surpresa e em seguida tristeza nos personagens devido ao luto pela morte do pai dos irmãos. O clima de tristeza continua até o menino voltar para a escola depois de uma semana e se alegrar denovo.
Foco narrativo: O foco narrativo do texto está na primeira pessoa, pois existe a presença do narrador-personagem que participa dos acontecimentos. Ele relata detalhes do ambiente, dos personagens e dos acorridos do conto e ainda dá suas opiniões sobre os eventos da história, fazendo com que o leitor adote o ponto de vista desse narrador.
Verossimilhança: Existe umaverossimilhança no texto, pois todos os acontecimentos relatados são freqüentes no cotidiano e são situações possíveis.
Movimento literário: O texto está vinculado ao Romantismo, e é fiel a suas características como o foco narrativo em primeira pessoa (individualismo), sentimentalismo por parte dos personagens e a mudança de estados.
Conclusões: os contos de Machado de Assis, em geral,contribuem para o nosso estudo da história do Brasil e no conhecimento sobre a sociedade na época em que o autor vivia. Mesmo que sejam contadas por meio de ficções, as histórias retratam o país numa época importante.
O livro Umas férias de Machado de Assis narra a história de duas crianças, José e Felícia, que foram buscadas pelo tio Zeca na escola em horário mais cedo que o habitual, porém, o tio em nenhum momento comunica às crianças o motivo daquilo, fato que as mesmas tomam conhecimento apenas ao chegarem em casa e notarem que seu pai havia falecido.
Tal narrativa desperta a reflexão sobre o que se deve ou não contar às crianças e em que ocasião, pois os dois irmão sofreram muito com a morte de seu pai ao serem surpreendidos com o velório, e que talvez se o tio tivesse sido carinhoso ao comunicar o fato, o impacto teria sido menor.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/8967970
Bons estudos!