Português, perguntado por luizbrainly7, 1 ano atrás

RESUMO DO LIVRO "RETRATOS DE CAROLINA" AUTORA : LYGIA BOJUNGA, alguém pode me ajudar presiso urgente do resumo desse livro​

Soluções para a tarefa

Respondido por kekekethelyn
34

O livro “Retratos de Carolina”, escrito pela brasileira Lygia Bojunga, conta de maneira cativante a história de Carolina, sendo dividido em duas partes. Na primeira, sua vida é retratada cronologicamente, mostrando fases como a sua infância e adolescência, até chegar à maior idade.

Da vontade de fazer uma amizade e ter alguém a quem segredar o “Grande Segredo” na infância até a fissura por um vestido de uma loja de Londres na sua adolescência, podemos perceber a evolução de Carolina, chegando ao momento da mesma estar iniciando a faculdade de arquitetura e se casando com o Homem (Errado) Certo. O amadurecimento e incertezas que vão surgindo com o passar do tempo para a personagem leva o leitor a se identificar com os sentimentos e pensamentos da mesma, tornando-o preso a leitura.

Um dos pontos que me chamam a atenção durante a retratação de Carolina é a abordagem de temas que são atualmente discutidos, como o aborto e, de certa forma, a questão do papel da mulher na sociedade. Como resultado das várias conversas tidas com seu pai, onde o mesmo diz o quanto deseja que a filha não tenha o pensamento de ser sustentada pelo marido e acabar abdicando-se dos estudos, a personagem mostra-se forte e sonhadora, onde num dos trechos do livro – que pode não significar tanto para muitas pessoas – demonstra sua convicção:

“Ser dona da minha vida... Com essa minha mão aqui... eu vou fazer.”

Entrando na segunda parte do livro, temos uma surpresa: a autora vira personagem. Ao fazê-lo, Lygia une seu mundo com o de Carolina, gerando uma discussão entre a criadora e a criação. A partir daí, a personagem tenta de diversas maneiras que Lygia continue a retratá-la, mas não de forma frustrante como a mesma acredita que a escritora fez ao relatar dos seus 6 aos 25 anos de idade.

Contudo, “Retratos de Carolina” nos faz perceber a importância das experiências tidas ao logo da vida, de forma que elas moldam o caráter do ser humano e influenciam nas decisões que tomamos em diversas situações. E por essas razões, pelo fato de ter me identificado tanto com a personagem, me permito dizer que os Retratos não são apenas de Carolina: são meus. E acredito que também possam se tornar seus.


luizbrainly7: Muito obrigado, ajudou muito com o resumo
kekekethelyn: de nada amore kk
Perguntas interessantes