resumo do livro poliana
Soluções para a tarefa
O título refere-se à protagonista, Pollyanna Whittier, uma jovem órfã que vai viver em Beldingsville, Vermont, com sua única tia viva, tia Paulina. A filosofia de vida de Pollyanna é centrada no que ela chama "o Jogo do Contente", uma atitude otimista que aprendeu com o pai. Esse jogo consiste em encontrar algo para se estar contente, em qualquer situação por que passemos. Isso se originou com um incidente num Natal, quando Pollyanna, que estava achando que ia ganhar uma linda boneca, acabou recebendo um par de muletas. Imediatamente, o pai de Pollyanna aplicou o jogo, dizendo a ela para ver somente o lado bom dos acontecimentos — nesse caso, ficar contente porque "nós não precisamos delas!".
Com essa filosofia, aliada a uma personalidade radiante e uma alma sincera e simpática, compassiva, Pollyanna leva muita alegria e contentamento à sombria e triste propriedade da tia, que transforma em um lugar maravilhoso para se viver. O "jogo do contente" protege-a também das atitudes severas e desaprovadoras de sua tia: quando tia Polly a colocou num sótão abafado, sem tapetes ou quadros, ela exultou com a bela vista que se descortinava daquela altura; quando tentou punir sua sobrinha por estar atrasada para o jantar, dizendo que só iria comer pão e leite, na cozinha, com a cozinheira Nancy, Pollyanna agradeceu-lhe efusivamente, porque ela gostava de pão e leite, e também gostava de Nancy.
Em breve, Pollyanna ensina a alguns dos mais problemáticos habitantes de Beldingsville a 'jogar o jogo do contente', desde uma inválida queixosa chamada Mrs. Snow até um solteirão, Mr. Pendleton, que vivia sozinho em uma mansão. Até tia Polly – achando-se sem saída diante da animada recusa de Pollyanna de ficar triste e cabisbaixa – aos poucos começa a se tornar mais simpática e amigável, muito embora resista ao jogo do contente mais tempo do que qualquer outra pessoa.
Entretanto, até mesmo o extremamente forte otimismo de Pollyanna é posto à prova, quando ela sofre um acidente de carro e perde o movimento das pernas. A princípio ela não se inteira totalmente da situação, mas seu estado de espírito decai e muito quando, acidentalmente, ouve um especialista dizer que nunca mais voltará a andar. Depois disso, ela se prostra no leito, incapaz de achar qualquer coisa que a faça ficar contente. Então as pessoas das redondezas começam a visitar a casa de tia Polly, desejosos de fazer Pollyanna saber o quanto o encorajamento dela melhorou as suas vidas; e Pollyanna decide que ainda pode se sentir contente, porque não teria feito o que fez se não tivesse tido pernas.
A partir daí, um médico (Shilton) muito compassivo (que tinha sido um antigo amor da tia Polly) revela a existência de uma misteriosa cura para a lesão da medula espinhal de Pollyanna que então passa dez meses em um hospital distante, onde se recupera e volta a andar; tia Polly e o médico se casam; e a felicidade e o contentamento são gerais.
Pollyanna, tinha pai, mãe e irmãos todos mortos mas, sempre estava contente. Isso parece difícil de acreditar: ficar contente se toda a sua família está morta; mas Pollyanna era assim por causa de um jogo que seu pai lhe ensinara, de ficar contente com o que há.
Após sair da casa das Damas da Auxiliadora Feminina, Pollyanna foi morar com sua tia Polly.
Toda a cidade era muito triste, as pessoas não viam felicidade em nada. Assim que Pollyanna chegou, a cidade nem parecia a mesma! A menina fez amizade com todos e lhes ensinou o "jogo do contente". Isso mudou muitas pessoas.
Certo dia, uma tragédia aconteceu, Pollyanna foi atropelada por um carro! Ela talvez poderia nunca mais andar! Logo que souberam da notícia todos os amigos de Pollyanna foram visitá-la, como: Mr. John Pedleton, Milly, Jimmy, Mrs. Payson e muitos mais.
Quando a tia Polly descobre um doutor que pode curar a menina a leva até ele. Então Pollyanna volta a ANDAR!
PERSONAGENS
Pollyanna: Menina contente, sua família inteira está morta e leva alegria por onde passa.
Miss Polly: Tia de Pollyanna, uma mulher que no começo da história é "escrava da ordem", mas que no final fica uma mulher muito querida.
Nancy: Empregada da casa de Miss Polly.
Mr. Tom: Jardineiro da casa de Miss Polly.
Mr. John Pedleton: Um homem que no começo do livro era rabugento e mau humorado mais no final do livro vira um homem muito bom.
Doutor Chilton: Antigo namorado de Miss Polly, um homem muito bom.
Mrs. Snow: Uma inválida mulher que sempre queria o que não tinha mais no final do livro fica uma mulher muito boa.
Jimmy: Menino sem pai nem mãe que procurava um lar, era amigo de Pollyanna e por causa dela, vira filho adotivo de Mr. John Pedleton.
Há mais personagens mais eu não me lembro!