resumo do livro perseguiçao e cerco a juvêncio gutierrez . do autor tabajara ruas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez foi lançado no Brasil em 1990. A historia consiste na narrativa dos acontecimentos vividos por uma criança de treze anos, morador na cidade de Uruguaiana em plena década de 1950 que vê de um dia para o outro ser radicalmente alterada a sua forma de ver o mundo. Uma história sobre a dor do crescimento que implica a passagem à vida adulta e ao choque de se deparar de repente com a olhar o mundo com os olhos de um adulto. O jovem é seleccionado para a equipa de futebol da sua escola na final do campeonato, no mesmo dia, em que o seu tio Juvêncio, irmão da mãe, o contrabandista a sofrer um exílio forçado na Argentina, cruza a fronteira de regresso a casa. O jovem sem nome - nunca é mencionado ao longo do romance- é recordado nos seus treze anos resgatando do passado os acontecimentos rodearam o fim trágico de Juvêncio Gutierrez, num curto período de 24 horas, isto é, da noite de sexta-feira até a madrugada de domingo. A figura de inspiração heróica de Juvêncio Gutierrez representa os mais variados aspectos da condição humana de forma a que, o narrador, já adulto, tente reconstruir o passado da sua família, juntamente com o vórtice de sentimentos e sensações que o afectaram durante aquele que foi o fim-de-semana crucial da sua vida.
Explicação:
Basicamente todo o enredo se passa em dois dias. Porém, a bela e eficiente escrita do autor nos apresenta em 140 páginas diversos personagens marcantes, conflitos e questionamentos de um menino de 14 anos forçado a amadurecer pela arbitrariedade do destino. Tabajara Ruas foi um ótima descoberta de 2016.
A história de Juvêncio (...) vem dissimulada. Numa história mais alargada, que parece (…) não se centrar em lado nenhum e que é por esta razão é que acompanhamos o jogo de futebol. »