Resumo do livro Os Ibajis e o carnaval
Soluções para a tarefa
A felicidade só está ao alcance dos medíocres e dos cretinos.”
Das três primeiras obras de Jorge Amado - O País do Carnaval, Cacau e Suor - este foi o que mais me agradou. Apesar de ter sido escrito quando o autor ainda tinha 18 anos, nota-se uma preocupação a mais com a composição de uma narrativa, com uma articulação melhor da história. Não é, definitivamente, um Romance Social, como ficaria marcada a primeira geração das obras de Amado.
O País do Carnaval narra a história de Paulo Rigger que voltando de Paris após os estudos, retorna ao Brasil em terra de algo. Algo? O próprio personagem não sabe. Reúne-se num grupo de amigos que não sabem o quê buscam, não possuem razão para sua vida.
Esta falta de sentido da juventude, típica do pós primeira guerra, seria como a juventude de Hemingway, Fitzgerald, Joyce, se definiriam como uma geração perdida, sem sentidos para sua existência. Personagens que buscam no dinheiro, nas mulheres, na fama, uma justificativa que jamais chega à suas vidas.
O livro apresenta entre seus personagens, Pedro Ticiano, um teórico que busca influenciar toda a juventude a qual Paulo Rigger está inserido. É um personagem em constante mutação, permanente insatisfação. É um Bázarov ou Rudin, de Turguêniev, um Raskolnikov ou Karamazov, de Dostoiévski. Um niilista.
Espero ter ajudado ! ;)