Geografia, perguntado por freitasarrudag, 1 ano atrás

resumo do livro o socialismo fase atual do capitalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por tamtam26404
2


O que é capitalismo?

O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu entre o século XV e XVIII e foi se consolidando. Ele é caracterizado pela aquisição de capital proveniente do comércio e apropriação do trabalho humano (escravo ou assalariado), sendo conhecido como capitalismo comercial. Após o século XVIII, surgem alguns meios de produção durante a Revolução Industrial, como o tear e a máquina a vapor. É nessa época que o homem passa a oferecer mão de obra em troca de salário e a viver em lugares pequenos através de salários desonestos e intensa jornada de trabalho, sem a possibilidade de reclamar os seus direitos.

Com o surgimento das atividades bancárias, por meio de empréstimos, o dinheiro se tornou o principal símbolo do sistema capitalista. A partir disso, surge a classe daqueles que possuem as ferramentas e os meios de dominação, chamada de burguesia e a classe detentora da mão de obra, ou seja, da força de trabalho, chamada de proletariado. As principais características do sistema capitalista são:

Propriedade privada;Trabalho Assalariado;Livre Iniciativa sobre a Planificação Estatal. Fases do Capitalismo

Anteriormente, na idade média, o que prevalecia era o comércio e a produção artesanal no século XI, época em que ainda predominava o sistema feudalista. Estes elementos eram privilegiados e não havia muito foco no trabalho assalariado, que era comum apenas nos centros mais desenvolvidos. Os trabalhadores (artesãos), donos de suas ferramentas e oficinas, comercializavam seus produtos e não a sua mão de obra.

Com o desenvolvimento do comércio e novas oportunidades de trabalhos surgiram outros fatos como o aparecimento de doenças graves (peste), o crescimento populacional, a falta de alimento, a baixa produção agrária, entre outros, que fizeram com que o antigo sistema declinasse, dando abertura ao capitalismo.

O capitalismo passou por enorme transição até se consolidar. Por motivos didáticos, as fases foram dividas e observa-se que há momentos de expansão seguidos de crise e desaceleração do crescimento. São ondas que se repetem até os dias atuais.

Capitalismo Comercial

Fase em que prevaleceu o capitalismo comercial ou mercantilismo. As potências da época eram Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e França. Estas, através das Grandes Navegações e das Expansões Marítimas Europeias, buscaram novas terras e mão de obra escrava para enriquecer.

Uma parte do lucro estava com a nobreza e a outra parte se concentrava com os comerciantes, que compravam e vendiam mercadorias. O capital era valorizado durante a comercialização, não na produção. Assim, os artesãos começaram a ser cobrados por meio de impostos e taxas dos senhores feudais e cada vez mais endividados, dependiam muito da nobreza e muitos deles tiveram que vender a sua força de trabalho para sobreviver.

Capitalismo Industrial

Ocorre, na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, com a Revolução Industrial que ajudou a fortalecer o capitalismo. Todo o capital, que anteriormente era acumulado para o comércio concentrou-se na produção, ou seja, houve o prevalecimento do trabalho assalariado para alimentar o modo de produção industrial. Nessa fase há a separação da burguesia e do proletariado. E, esse modo capitalista industrial começou a se espalhar para outras nações que queriam se tornar países industrializados e serem grandes potências internacionais. É nesse período que os donos de fábrica exploravam os trabalhadores através de salários baixos, condições de trabalhos ruins, desemprego, dentre outros problemas. Surgem várias políticas imperialistas e o nacionalismo que dá origem as grandes guerras mundiais do século XX.

Esse capitalismo teve início na Segunda Revolução Industrial, após a Primeira Guerra Mundial, que foi marcada pela descoberta do Petróleo, como gerador de energia, do motor à combustão, da evolução dos meios de transporte, surgimento de empresas transnacionais, etc.

No atual capitalismo financeiro, grandes corporações se baseiam na circulação de lucro e capital e foi possível que empresas pudessem diversificar seus negócios em outros países. Surge a expansão do liberalismo, ou seja, em que o Estado não pode intervir na economia. Além de empresas que querem tornar suas invenções técnicas numa aplicação prática, cujos financiadores ou investidores seriam os bancos. Algumas indústrias obtém os seus próprios bancos para facilitar o seu financiamento; outro ponto é a internacionalização do capital e as holdings, uma organização composta por várias empresas de vários setores que amplia e diversifica os negócios, além de controlar a oferta de um produto ou serviço. Ex.: O Mitsubishi Group, um dos maiores grupos do mundo, fabricam automóveis, aço, alimentos, televisores, etc. É um conglomerado que possui o seu próprio banco como financiador.

O capitalismo ainda hoje, assusta devido as crises no mercado financeiro, que se espalham por causa da globalização que incorporou quase todos os mercados do mundo.




Perguntas interessantes