Sociologia, perguntado por emanoelsoares04, 11 meses atrás

resumo do livro o que é trabalho

Soluções para a tarefa

Respondido por ajkarlapereira
4

Resposta:

O livro “O Que é Trabalho” tem como foco principal desmistificar todas as crenças populares que se tem a respeito da palavra “trabalho”. Muitas vezes as pessoas exercem um trabalho, mas não tem noção do que ele realmente seja, e é isso que o livro trabalha ao longo dos capítulos.

Inicialmente a autora tenta conceituar a palavra trabalho, entretanto, como a própria autora mostra, ele tem múltiplos significados. No sentido popular, a palavra trabalho sempre é associada a esforço físico, porém não é só o esforço físico que é considerado trabalho, também se leva em conta o mental. O livro nos mostra inúmeros significados para essa palavra. A autora aborda quais são os quais são os efeitos do trabalho nas sociedades industriais, e mostra qual é a diferença entre trabalho ou ter um emprego, pois essas palavras tornaram-se sinônimos. Nem todos que trabalham têm um emprego, mas todos que tem um emprego trabalham.

A autora também a concepção de dos tipos de trabalho que existem e quais são os efeitos por eles produzidos na sociedade. Esses tipos são o trabalho intelectual e físico.

Ela explica que o trabalho também faz parte da história humana, como esse conceito evoluiu com as novas formas de trabalho que surgiram ao longo dos anos, pois antigamente o ser humano buscava através do trabalho sua identidade, pois o trabalho era subsistência, hoje em dia, é visto como uma forma exclusiva de ganhar dinheiro, quanto mais se produz, mais capital.

O trabalho está na base de toda sociedade, estabelecendo as formas de relação entre os indivíduos, entre as classes sociais, criando relações de poder e propriedade, determinando o ritmo do cotidiano. Neste livro esclarecedor, a professora Suzana Albornoz faz uma análise crítica dos diversos modos de conhecer e organizar o trabalho ao longo da história, e discute a possibilidade de construir uma sociedade em que trabalhar rime com prazer e não com submissão.

Perguntas interessantes