resumo do livro ''o prazer das compras''?
Soluções para a tarefa
"O Prazer das Compras"
•Resumo
O livro apresenta fatos que falam sobre o consumismo exagerado das pessoas que compram cada vez mais.
A autora também apresenta fatos do dia-a-dia, mostrando que as pessoas consomem sem necessidade, apenas por prazer. Cita também um personagem de 10 anos, chamado João que pedi um celular para mãe, e usa todos os argumentos para convencer sua mãe a lhe dar.
Na prática, o consumismo entre os adolescentes é uma questão de status e de estar na moda, inclusive existe o prazer de consumir vários aparelhos eletrônicos de modelos diferenciados.
O texto também fala sobre a diferença entre os animais e os seres humanos, onde os animais consomem parasobreviver, enquanto nós consumimos além das necessidades físicas.
O consumismo começou com o excedente que gerou o comércio, que criou uma riqueza extra.
Essa riqueza foi usada para satisfazer desejos de quem a possuía. O ato de consumir reforça o capitalismo pois se as pessoas não consumirem não haverá uma necessidade de produzir.
Na realidade, o livro procura abrir os olhos de muitas pessoas que nunca pararam para pensar sobre esse assunto sério.
Não é á toa que muitas pessoas compram as coisas até sem poder pagar, e tomam um empréstimo, endividando-se cada vez mais, pois estão acostumadas com as facilidades que as lojas e os bancos oferecem. Isso ocorre para terem uma aprovação do grupo a que querem pertencer, ou manter uma imagem que não é real, e sim de aparência, o que elas querem ser e não o que elas realmente são.
Caso algumas pessoas não saibam, ao produzir para o consumo estamos agredindo o meio ambiente, utilizando dos recursos naturais, que muitas vezes não são renováveis, e não poderão sustentar esse consumo exagerado por muito tempo. A reciclagem é importante sobre os recursos naturais. No entanto, tornam-se cada vez mais difícil as pessoas se responsabilizarem com essa ação que é benéfica a todos.
Para solucionarmos, ou amenizarmos esse ato seres compulsivo podemos consumir só o necessário, o que realmente precisamos de fato. Reutilizar objetos, mesmo que não sejam necessários para nós, poderá ser para outras pessoas, recusar produtos que agridam a nossa saúde e ao meio ambiente, e recusar aquilo que não é necessário para a vida. Esses são os pontos que a autora aponta para ajudar no entendimento das causas e consequências do consumo não consciente.
Espero ter ajudado!