resumo do livro o nascimento da filosofia de giorgio colli
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Resumo Mito Filosofia
Sabemos pela história que nos é transmitida da Filosofia, que surge entre os Gregos por uma interrupção pelo Mito. Mesmo sendo a história mais utilizada para explicar a existência dessa ciência, existe várias controvérsias quanto a essa interpretação, e nisso que entra o nosso tema, contudo, podemos aceitar que pode sim, ter uma certa continuidade significativa do discurso Mítico , no interiorda Filosofia, deixando para trás a tese do “Milagre Grego”(O “Milagre Grego” e o Mito não tem a ver na realidade, de modo que a filosofia deixa transparente .o testemunho de uma mutação no pensamento).
Não é fácil entrelaçarmos com precisão uma “fronteira temporal”, concordando com Jaeger, que não podemos relatar o momento exato que não estaríamos falando do Mito, mas sim do pensamento racional.Poderíamos aceitar, esse como um sinal para uma provável "conexão orgânica" (continuidade), entre essas duas realidades. Mas, não é tão fácil aceitar tal evidencia , pois sabemos que existe certas diferenças entre Mito (Mythos) e Filosofia (logos).
Essas características que levaram os intérpretes da História da Filosofia a sustentarem a tese da descontinuidade entre Mito e Filosofia.
Aconstituição Mitológica, de forma de se entender a realidade, estava profundamente plantada no interior da sociedade grega, que seria óbvio existir uma persistência na fase inicial da Filosofia. Nesse momento achamos importante definir o que era o Mito e qual sua função na sociedade grega.
O Mito, enquanto uma narrativa, corresponde à primeira forma de se pensar o real, ou de representá-lo. Neste casoencontramos uma explicação ou um relato de um acontecimento que teve um lugar no tempo primordial de modo que institui um começo ou uma origem para tal acontecimento.
O mito narra, na verdade, como uma realidade que veio a existir efetiva, exemplo aos feitos personagens sobrenaturais, ou na realidade na sua totalidade, o Cosmos, ou apenas um pedaço dessa realidade. Dentro da sociedade grega o Mitotenta satisfazer uma curiosidade, para fazer uma realidade original , e pretende responder a uma necessidade religiosa ás aspirações morais, restritas de ordem puramente social.
O pensamento Mítico guarda diferenças que não podem ser acompanhadas pela tradição racional do pensamento – por esse motivo uma leitura sobre a filosofia , traz uma boa ajuda para entendermos uma boa parte da explicação doMito. Há um ponto de convergência bastante interessante, o Mito apesar de suas particularidades, uma simbologia como explicação sobre a origem.
Esse ponto é fundamental para os intérpretes que procuram um ponto de conexão entre o pensamento Mítico e o racional: A questão da origem.
Quando pensamos em origem, nos remetemos ao fundamento de algo, daquilo que brota e emerge de algo.
Tanto o Mito quantoa Filosofia asseguram para si uma explicação sobre a origem do Universo.
Com as devidas proporções tanto o Mito quanto a Filosofia possuíam a mesma preocupação sendo que explicada de maneiras diferenciadas.
Sabemos pela história que nos é transmitida da Filosofia, que surge entre os Gregos por uma interrupção pelo Mito. Mesmo sendo a história mais utilizada para explicar a existência dessa ciência, existe várias controvérsias quanto a essa interpretação, e nisso que entra o nosso tema, contudo, podemos aceitar que pode sim, ter uma certa continuidade significativa do discurso Mítico , no interiorda Filosofia, deixando para trás a tese do “Milagre Grego”(O “Milagre Grego” e o Mito não tem a ver na realidade, de modo que a filosofia deixa transparente .o testemunho de uma mutação no pensamento).
Não é fácil entrelaçarmos com precisão uma “fronteira temporal”, concordando com Jaeger, que não podemos relatar o momento exato que não estaríamos falando do Mito, mas sim do pensamento racional.Poderíamos aceitar, esse como um sinal para uma provável "conexão orgânica" (continuidade), entre essas duas realidades. Mas, não é tão fácil aceitar tal evidencia , pois sabemos que existe certas diferenças entre Mito (Mythos) e Filosofia (logos).
Essas características que levaram os intérpretes da História da Filosofia a sustentarem a tese da descontinuidade entre Mito e Filosofia.
Aconstituição Mitológica, de forma de se entender a realidade, estava profundamente plantada no interior da sociedade grega, que seria óbvio existir uma persistência na fase inicial da Filosofia. Nesse momento achamos importante definir o que era o Mito e qual sua função na sociedade grega.
O Mito, enquanto uma narrativa, corresponde à primeira forma de se pensar o real, ou de representá-lo. Neste casoencontramos uma explicação ou um relato de um acontecimento que teve um lugar no tempo primordial de modo que institui um começo ou uma origem para tal acontecimento.
O mito narra, na verdade, como uma realidade que veio a existir efetiva, exemplo aos feitos personagens sobrenaturais, ou na realidade na sua totalidade, o Cosmos, ou apenas um pedaço dessa realidade. Dentro da sociedade grega o Mitotenta satisfazer uma curiosidade, para fazer uma realidade original , e pretende responder a uma necessidade religiosa ás aspirações morais, restritas de ordem puramente social.
O pensamento Mítico guarda diferenças que não podem ser acompanhadas pela tradição racional do pensamento – por esse motivo uma leitura sobre a filosofia , traz uma boa ajuda para entendermos uma boa parte da explicação doMito. Há um ponto de convergência bastante interessante, o Mito apesar de suas particularidades, uma simbologia como explicação sobre a origem.
Esse ponto é fundamental para os intérpretes que procuram um ponto de conexão entre o pensamento Mítico e o racional: A questão da origem.
Quando pensamos em origem, nos remetemos ao fundamento de algo, daquilo que brota e emerge de algo.
Tanto o Mito quantoa Filosofia asseguram para si uma explicação sobre a origem do Universo.
Com as devidas proporções tanto o Mito quanto a Filosofia possuíam a mesma preocupação sendo que explicada de maneiras diferenciadas.
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