Resumo do livro o mistério do sol e da chuva
Soluções para a tarefa
Mistérios em Paraty
Não sei se fiquei mais feliz por descobrir que o autor Luiz Galdino tem mais livros publicados na coleção Vaga-Lume, ou por saber que ele é natural de Caçapava (SP), cidade aqui do Vale do Paraíba, vizinha da minha. Rs! Ou seja, agora que acabei de ler este já tenho na lista "Pega Ladrão", "O Brinquedo Misterioso", "Segura Peão" e "A Vida Secreta de Jonas".
Bom, "A Charada do Sol e da Chuva" foi lançado originalmente em 1998. Trata-se de uma história de mistério cheio de aventura e uma pitadinha de romance. O cenário da trama é Paraty (RJ), onde Rita e Milena vão com os pais e os amigos Cacá e Pedro passar férias.
Por lá descobrem uma lenda da cidade que dizia que a pousada em que estavam hospedados é assombrada. E, claro, ao longo dos dias, são as crianças que vão dar de cara com o fantasma, o pirata português Manuel Maria.
No entanto, descobrem que Manuel não quer o mal de ninguém, quer apenas o seu tesouro de volta para que possa descansar em paz. E onde está esse tesouro? A resposta está em uma charada: na casa onde o caminho do sol se encontra com o caminho da chuva.
E é aí que começa a caçada ao tesouro... Mas, será que os outros habitantes da cidade, de olho no tal tesouro há tempos, permitirão que os pequenos coloquem as mãos nele?
Crítica
Os capítulos são narrados em terceira pessoa mas sob o ponto de vista do que acontece com a criançada. Achei o livro envolvente, aliás, como a maioria dos livros de mistério. Por ser curtinho, não tem blábláblá, as coisas seguem acontecendo sem enrolação.
Talvez quem conheça Paraty e saiba um pouco de história consiga adivinhar onde o tesouro está. Não foi o meu caso. Mas eu imaginei que ele teria o valor daquele que foi encontrado. Ah, já ia me esquecendo! A edição ilustrada é bem bacana! :)