Português, perguntado por junioraraujo2452, 1 ano atrás

Resumo do livro o menino de grapiuna preciso para amanhã por favor !

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinaaamorim
0
Grapiúna é o termo utilizado pelos sertanejos baianos para se referir aos habitantes do litoral. O fato de Jorge Amado ter dado o título de O menino grapiúna às suas memórias de infância diz muito de sua vida e de sua obra. O autor nasceu na Fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, no município de Itabuna. Com um ano de idade, o futuro escritor mudou-se com a família para Ilhéus. Cresceu no litoral baiano, durante o auge do ciclo do cacau, entre coronéis, jagunços, trabalhadores, aventureiros e jogadores. 
Assim como a biografia, a escrita de Jorge Amado é toda ela devedora das primeiras experiências na “nação grapiúna” que floresceu na zona cacaueira no começo do século XX. Além disso, a cidade de Salvador, o cais da Bahia e o mar são espaços recorrentes na ficção do escritor, fazendo da costa litorânea o habitat natural do autor e de sua literatura. 
Escrito em 1980 para uma edição especial da revista Vogue dedicada aos cinqüenta anos da carreira literária de Jorge Amado, O menino grapiúna foi publicado em 1981, em edição não comercializada. A tiragem especial de 11 mil exemplares era numerada. No mesmo ano, celebrava-se o centenário da cidade de Ilhéus, e Jorge Amado foi homenageado com uma placa e uma escultura de bronze na rua que leva o seu nome. 
O universo dessas memórias remete aos primeiros livros do autor, como Cacau (1933) e Terras do sem-fim (1943) e se desdobra em alguns dos livros que ele escreveria em seguida, especialmente Tocaia Grande (1984). A partir de 1982, quando Jorge Amado comemorou setenta anos, o volume ganhou edição comercial. O menino grapiúna foi publicado em Portugal e traduzido para mais quatro idiomas.
Perguntas interessantes