Resumo do livro o mágico de Oz de pelo menos 30 linhas
Soluções para a tarefa
Dorothy vive no Kansas com seus tios. Quando um furacão leva sua casa pelos ares, a menina, a casa e seu cachorro Totó vão parar no incrível Mundo de Oz, onde criaturas fantásticas habitam os lugares mais fantasiosos e inimagináveis possíveis. A garota, logo no começo, mata a Bruxa Malvada do Oeste, quando sua casa cai em cima dela. Em seguida, a irmã da Bruxa Malvada, outra bruxa má, jura matar Dorothy por isso. No desenrolar do livro, Dorothy conhece personagens cativantes como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, todos, junto com Dorothy, partindo em sua jornada de encontrar o famoso Mágico de Oz, o qual dizem ser o único capaz de atender seus desejos individuais: o de Dorothy, de voltar para casa; o do Espantalho, de ter um cérebro; o do Homem de Lata, de ter um coração; o do Leão Covarde, de ter coragem
Ao finalmente se encontrarem com o dito Mágico, ele lhes diz que só atenderá aos seus desejos se eles roubarem a vassoura da Bruxa Malvada do Leste. Eles partem em sua jornada para completar a missão, na qual Dorothy é capturada e quase morta pela bruxa. Ao retornarem à Cidade de Esmeralda, lar de Oz, Dorothy e seus amigos descobrem que o mágico é, na realidade, um falsário, um homem comum que chegou de balão em Oz, e, desde então, o povo de lá passou a venerá-lo, e ele se aproveitou da situação. Ele faz os garotos perceberem que não precisam de coragem, cérebro ou coração; todos os seus desejos podem ser atendidos se eles olharem para dentro de si mesmos e verem que sempre tiveram o que desejavam.
O Mágico de Oz constrói um balão para voltar para casa, e Dorothy iria junto com ele, caso seu cachorro, Totó, não tivesse pulado do balão bem na hora. O balão party e Dorothy, desolada por pensar que não teria como voltar para o Kansas e para seus tios, fica em Oz. No entanto, Glinda, a Bruxa Boa do Norte, que vinha exporadicamente ajudando os garotos durante suas aventuras, diz a Dorothy que os Sapatos de Rubi que a garota conseguiu ao deixar sua casa cair sobre a Bruxa Má a levarão para casa.
Bastava que Dorothy desajasse para os sapatos que eles a levassem de volta. Ao fazer isso, Dorothy se despede de seus amigos que fez em Oz e, batendo os calcanhares, rodopia no ar como que por mágica e vai parar novamente em casa. Os sapatos de Rubi se perdem em algum lugar no tempo e espaço.
A lição que pode ser depreendida durante a leitura do livro é que, não importa o que pensemos, nenhum lugar nos traz tanto conforto quanto a nossa casa, e que nossa casa é onde nosso coração mora, onde sentimos que podemos ser nós mesmos sem nenhum tipo de restrição. O livro nos mostra também a importância de valores como respeito ao próximo, compaixão e solidariedade, além de uma poderosa lição de vida no sentido de que, às vezes, não precisamos ter tudo aquilo que desejamos para sermos completamente felizes. Basta estar na companhia de pessoas que te façam bem e te cativem.
Desta forma, O Mágico de Oz pode ser considerado um excelente livro no que diz respeito à demonstração de valores essenciais para o convívio em sociedade, além de fundamentais na formação do leitor infanto-juvenil, como respeito e as demais lições de vida citadas anteriormente. No entanto, é um livro sem restrição de idade. Há sempre um detalhe ou outro a ser aprendido, e conhecimento nunca é demais.