Resumo do livro O Guarani
Soluções para a tarefa
Acidentalmente, D. Diogo mata uma índia aimoré. Como vingança, a família da moça tenta matar Ceci, mas Peri intercepta a ação. A partir desse momento, a possibilidade de ataque da tribo é cada vez maior. E este não é o único perigo a rondar a casa de D. Antônio. Um dos empregados, Loredano, está ali com o objetivo de se apoderar de uma mina de prata que fica abaixo da casa. Pretendia incendiá-la e ainda raptar Ceci. Quando ele e seus capangas combinam seu plano de ataque, são ouvidos por Peri.
Contra si, o índio tem o ódio de D. Lauriana, que considera sua presença ali uma ameaça a todos. Consegue convencer o esposo a expulsá-lo, mas quando Peri relata a iminência do ataque aimoré, como vingança pela morte da índia, D. Lauriana permite que ele permaneça na casa.
El Guarani é um romance escrito por José de Alencar, a história se passa no início do século XVII, na Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, numa fazenda às margens do Rio Paquequer.
Narrado em terceira pessoa, o romance é dividido em quatro partes (Os aventureiros, peri, os aimorés e A Catástrofe). Intensamente descritivo, o narrador tenta pintar cada detalhe da região, da casa e dos personagens.
Resumo do livro O Guarani
A peça trata de vários fatos: a devoção e lealdade de Peri, um índio Goitacá, a Cecília. O amor de Isabel por Álvaro e o de Álvaro por Cecília. A morte acidental de uma índia aimoré por D. Diogo e consequentemente a revolta e os ataques dos aimorés, enquanto se produzia uma rebelião dos homens de D. Antônio, liderados pelo ex-frade Loredano, um ambicioso e malvado homem, personagem, que quer saquear a casa e sequestrar Cecília.
Com esta história, em que um índio Guarani tenta conviver com os colonizadores portugueses que invadem as suas terras, José de Alencar consegue mostrar em detalhes o choque de culturas ocorrido na época da conquista do Brasil, quando duas formas muito diferentes confrontaram-se reciprocamente, para ver o mundo.
Saiba mais sobre Guarani em: https://brainly.com.br/tarefa/39710991
#SPJ2