Português, perguntado por beatriz106226, 1 ano atrás

resumo do livro O caramuru (10 linhas)​

Soluções para a tarefa

Respondido por fdinelly13
46

Resposta:

O Caramuru escrito por Frei José de Santa Rita Durão poema que relata o descobrimento da Bahia, e conta às aventuras de Diogo Álvares Correia.

Na primeira parte da historia ocorre um naufrágio, onde Diogo e mais sete amigos são salvos e ao mesmo tempo presos pelos índios, a intenção dos índios era alimenta-los bem para depois servir de comida para a tribo, mas com um ataque de uma tribo adversária Diogo e seus amigos conseguem fugir para a mata.

Após a luta sangrenta, Diogo veste se de armaduras e sai para salvar seus amigos e entra numa gruta onde encontra alguns objetos guardado do naufrago e uma foto de uma bela índia, e encontrou ali um índio escondido onde depois de algumas trocas de palavras eles se tornam amigos, Diogo e o índio que se chamava Gupeva, saem para caçar e Diogo dispara sua arma e todos se curvam diante dele, considerando um herói, a partir daquele dia todos passaram a respeitar Diogo, depois ao conhecer Paraguaçu a moça da foto por quem ele se encantou , eles se apaixonam.

Durante a noite Gupeva e Diogo conversam, e o cacique avisa que estão para ser atacados, logo em seguida a tribo è atacada pelos índios ferozes Caeté, Paraguaçu também luta

heroicamente.

Depois da guerra Diogo encontra uma gruta com tamanho em forma de uma igreja e percebe que os nativos podem aceitar a fé cristã, e dispõe-se a doutriná-los. Mais tarde, salva a tripulação de um navio espanhol naufragado, e parte para a Europa com Paraguaçu .Na França o casal é recebido na corte e Paraguaçu e batizada com o nome de rainha Catarina de Médici .

Na viajem de volta ao Brasil, Catarina profetiza o futuro da nação, e continuando em seu vaticínio, Catarina descreve a luta contra os holandeses.

A cerimônia é realizada na casa da torre, o casal revestido na realeza da nação espanhola , transfere –a para D. JOÃO 3, Diogo e Catarina , por decreto real , recebem as honras da Colônia lusitana.

Respondido por martinkoliveira
0

O livro "O Caramuru", escrito pelo autor Santa Rita Durão, ainda no século XVIII, conta a história de Diogo Álvares Correia, que seria um náufrago português que conviveu com is indígenas, mais propriamente com os Tupinambás. Há uma dissertação profunda de sua relação com Catarina Paraguaçu.

Baseado em fatos reais

A história é baseada em fatos que realmente aconteceram, sendo que o casal também vai à Europa com o objetivo de contrair matrimônio. No entanto, eles retornam ao Brasil, e todo o resto não tem base histórica constitucional.

Veja mais sobre "O Caramuru":

https://brainly.com.br/tarefa/19115896

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes