resumo do livro num pacato vilarejo
ajudemmmmmm please
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pelo qual passava um rio
Vivia-se o dia-a-dia
Na maior sabedoria.
Nenhum fato singular
Nenhum feito notável
Nada de espetacular.
Tudo, tudo, sempre igual.
...
E foi neste lugar que brotou com fervura a liberdade. Os que estavam presos em costumes antigos se soltaram e descobriram outros caminhos por acaso. Lá se pôde sair da rotina com eventos aleatórios que fizeram com que a importância que os moradores davam à tradição fosse simplesmente deixada de lado pela vontade de cada um.
Manuel com sua dor de barriga acabou vendo ou não vendo algo. Não sabia ele que toda a sua confusão iria mudar o rumo do vilarejo daquele jeito. E o que podemos entender sobre as mudanças deste lugar?
Isso me fez pensar em como repetimos costumes antigos sem ao menos entender o motivo. As vezes as crianças são obrigadas a participar de costumes que podem não gostar, ou simplesmente não saber o motivo de sua participação. Logicamente que os pais sempre irão fazer questão da presença de seus filhos em diversos costumes, mas para que isso seja prazeroso para todos os lados, procure entender o que te levou a seguir este costume e em seguida sempre explique a história para os seus filhos.
As vezes repetimos uma expressão por muito tempo e não paramos para pensar no que significa de fato. Sabemos que as palavras possuem um significado, mas ditas em determinado contexto podem criar outros sentidos à explicação que não segue a origem do termo, por isso é importante fazer a criança pensar no que diz. Pensar no significado do que diz e do que faz.
Uma boa prática seria usar palavras parecidas como brincadeiras com trocadilhos, assim as crianças irão se acostumar a olhar para a origem da palavra e automaticamente elas saberão como se expressar de forma mais clara, sempre.
Isso funciona bem. E sobre os costumes festivos, tente sempre contar a história daquela data comemorativa. E lembre-se que as pessoas são diferentes, não é porque você é médico que seus filhos terão de ser, o caminho de cada um será decidido durante a vida e eles sempre poderão fazer uma curva. Deixe sua criança livre para escolher, evite sugestões, as vezes você pode estar a empurrando para um sonho que não é dela. Tudo se encaixa com o tempo.
Voltando à Manuel... Ele ainda deve estar por aí, querendo saber se viu ou não viu. Enquanto o vilarejo se ilumina mais um pouco com a liberdade das escolhas.