resumo do livro moama do autor José Vilela
Soluções para a tarefa
José Vilela, autor de O Guru da Floresta e O Profeta da Irreverência, acaba de editar seu décimo sexto livro: Moama. Ele informa que Moama é um romance infanto-juvenil inspirado num conto indígena que ele ouviu na Maloca Xununu Tamu, no Município de Normandia, há 25 anos.
Acrescenta ainda que em Moama ele conta a história de três adolescentes, da etnia macuxi, que disputa o amor de uma jovem de origem portuguesa. Segundo ele, “o livro fala de amor, sertão, pés no lavrado, amizade, objetivos, persistência, aprendizagem e vontade de superar o desconhecido”. Lembrando que a história ocorre no século XVIII, época da colonização portuguesa no Vale do Rio Branco.
Enfim, é um romance ambientado em Roraima, sendo que no seu enredo o autor trabalha com ficção e dados históricos sobre a truculência praticada contra os povos indígenas na região, que resultou na mortandade e extermínio de várias etnias.
Quem faz a apresentação da obra é a professora Gracinara da Silva Teixeira, que é mestre em Letras. No seu texto ela exclama: “Como é possível escrever uma narrativa triste – como todo genocídio é – com a leveza de quem escreve um poema? Pois é isso que José Vilela conseguiu realizar de maneira espetacular.
O resumo do livro Moama, do autor José Vilela, começar a entender que a narrativa ocorre durante o século 18 em que acontecia a colonização portuguesa que acontecia na Terra de Makunaima que se localiza no norte da Amazônia.
Sobre José Viela
José Vilela de Moraes é um autor graduado em Comunicação Social que também apresentava como habilitação do Jornalismo. Trabalhou na redação de jornais, revistas, assessorias de imprensa, além de dez livros editados. Atuou como professor durante quase dez anos.
Leia mais sobre as culturas indígenas em https://brainly.com.br/tarefa/44225833
#SPJ2