Resumo do livro: "Meu Jeito Certo De Fazer Tudo Errado"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, irei te ajudar !!!
Explicação:
Desde as primeiras páginas já pude constatar que se tratava de uma narrativa fluida e leve, principalmente porque somos guiados por uma adolescente de 15 anos que nos relata seu cotidiano, seus sonhos, medos, angústias e problemas. Por ter essa leveza, trata-se de um livro que podemos ler rapidamente.
Giovanna é uma garota descolada e cheia de sonhos, gosta de música, escreve poesias quando está triste, sonha em trabalhar com moda, gosta de ler, adora cachorros e mora com os pais. Mas ao mudar de cidade, a vida de Nanna – como ela prefere ser chamada – passa por uma série de transformações. Até mesmo porque, nessa idade, nosso ciclo de relacionamentos está bastante focado na nossa escola, onde normalmente passamos a maior parte do tempo, e mudar de colégio nem sempre é um processo fácil.
O fato é que todas essas mudanças acarretaram à Nanna novos desafios, como fazer novos amigos, se adaptar à nova cidade e lidar com essa fase da melhor maneira possível. No entanto, o caminho se mostra tortuoso, já que nossa protagonista se apaixona por um garoto do grupo mais popular da escola e passa a conviver com esse grupo de pessoas que se mostram totalmente diferentes dela, sobretudo, no que se refere à personalidade e aos valores.
Em meio a tudo isso, dois personagens se destacam: Giselle, primeira colega que Nanna faz ao chegar à nova escola, mas que logo vai sendo deixada de lado na medida em que a protagonista vai convivendo cada vez mais com o grupo de amigos populares; e Henrique, o garoto mais fofo e nerd que você respeita, vizinho de Nanna, que se torna seu confidente e amigo.
Claramente notamos que a vida de Nanna durante a trama é permeada por indagações entre o certo e o errado. Sua vida, que antes andava nos trilhos, agora passa por uma metamorfose inevitável; porém, ela é apenas uma garota e sua pouca maturidade diante dos fatos faz com que ela não se saia tão bem em algumas situações.
É justamente a incerteza que define os dias de Nanna e os desafios que ela precisa encarar que poderão ser capazes de fazer com que muitas jovens da mesma idade se identifiquem. É certo que por vezes nos irritamos com a falta de percepção da garota em relação à maldade ao seu redor e com algumas de suas atitudes, mas se formos pensar nas dificuldades que já passamos quando adolescentes, mesmo que em proporções diferentes às da personagem, logo constatamos o quão cruéis podem ser algumas pessoas e o quanto é difícil lidar com a má intenção alheia, particularmente quando não esperamos isso de alguém que até então se mostrava tão próximo. Mas a questão que Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado acaba por nos mostrar é: o que fazer a partir daquilo que fazem conosco? Temos várias opções, mas qual é a melhor?
Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado é um livro direcionado para um público juvenil e certamente agradará, pois possui muitos ingredientes interessantes e capazes de prender a atenção dos leitores jovens e que gostam desse tipo de história. Sem dúvidas, um livro gracioso, tanto pelo seu capricho gráfico quanto pela escrita cuidadosa e visivelmente direcionada aos adolescentes. Na minha percepção, a dedicação empreendida no livro resultou do esforço mútuo e da vivência acerca da fase na qual a personagem está, resultando numa visão bacana acerca do universo jovem e todos os interesses e confusões que o cercam.