Milhares de crianças africanas vêm passando por horrores indescritíveis em diversas regiões do continente. Essa é a história contada em Meninos em guerra: História de amizade e conflito na África, escrito por Jerry Piasecki, consultor para assuntos humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Meninos em guerra tem os meninos Thomas e Deng como personagens principais. Conforme o autor, "seqüestrados por milicianos de uma república africana em conflito, Thomas e Deng são forçados a guerrilhar. Tortura, ataques armados e mortes passam a fazer parte de seu cotidiano. Agora, eles precisam esquecer que são apenas adolescentes e lutar por sua sobrevivência. Mesmo cercados por tanta desolação, porém, algo especial os manterá fortalecidos: uma verdadeira amizade".
Meninos em guerra traz, em suas páginas, episódios marcados pela brutalidade nua e crua. Jerry Piasecki conseguiu alcançar um resultado narrativo fluente e agradável, sem ceder a qualquer tentação demagógica ou desnecessariamente agressiva no desenvolvimento do enredo.
Os pais de Thomas lhe asseguravam a melhor educação possível, mas o sonho do rapaz era ser capitão de barco, desde o dia em que passeara com o avô num grande lago. Seu grande amigo, Opia, não cansava de fazê-lo retornar à realidade: "Você sabe que seus pais querem que você estude, faça faculdade. Nunca vão deixar você ser marujo".
Deng vivia com os pais e dois irmãos em um pequeno sítio. Não estudava, porque o dinheiro só dava para a educação do irmão mais velho, com 17 anos. Aos 15 anos, Deng trabalhava na roça e ajudava a cuidar das galinhas, das duas cabras e das quatro vacas, animais que tornavam sua família uma das mais abastadas da região.
Por tratar de ações que, infelizmente, são reais, os personagens estão muito bem caracterizados. Além de Thomas e Deng, há ainda o alucinado líder rebelde Papa Joe Joe e sua companheira de ação, Agnes. Um grupo da Frente de Resistência Democrática (FDR), liderado por Papa Joe Joe, seqüestra Thomas e outros alunos da escola Galati. Em outra ação da FDR, Deng é capturado, e os dois rapazem se conhecem na condição de reféns. Os momentos de convivência com os soldados rebeldes e o "aprendizado" de Thomas e Deng no tocante às ações de guerra confirmam a força reveladora da ficção de Jerry Piasecki.
Meninos em guerra traz ainda a seção "Outras histórias da África", com informações importantes sobre os países que passam ou passaram por conflitos fratricidas, como Uganda, Sudão e Angola, as circunstâncias que fazem acontecer uma guerra civil e características culturais e econômicas do continente africano.
Quem assina a apresentação do livro é o ex-boxeador Muhammad Ali, um dos maiores nomes da história do esporte mundial: "Aqui está então meu desafio para vocês: leiam este livro. Abram sua mente, ouçam seu coração. Seus irmãos e irmãs do mundo todo dependem de vocês para que, juntos, possam enfrentar as injustiças, o ódio e a maldade que inspiram os atos brutais cometidos contra inocentes"