Português, perguntado por analuizamaraa, 7 meses atrás

resumo do livro historias sobre ética​

Soluções para a tarefa

Respondido por juh6178
24
Histórias sobre Ética

Entre o bem e o mal- Marisa Lajolo

Texto localizado no início do livro, que faz uma introdução ao que está por vir.

Frases chaves-
agimos e pensamos segundo nosso senso ético
o que se considera certo e o que se considera errado muda ao longo da história e ao redor do globo terrestre


O Lobo e o Cordeiro- La Fontaine

O texto fala sobre um lobo que acusava, um pobre cordeiro de sujar sua água. E depois de muito o acusar,ele acabou matando o pobrezinho, pois algum cordeiro como ele havia cometido tal insulto.


Conto de Escola- Machado de Assis

Conto que fala sobre Pilar, que tinha um amigo chamado
Raimundo: filho do professor. Raimundo deu uma moeda à Pilar em troca de ele explicar a lição. Até que o colega deles, Curvelo, viu isso e os denunciou para o mestre. Depois de ambos apanharem, Pilar aprendeu uma valiosa lição.

Narrado em 1° pessoa
A história se passa na escola

Moral de História- Assim, aprendeu com Raimundo e Curvelo a corrupção e a delação.


O dia em que matamos James Cagney- Moacyr Scliar

Um grupo de amigos foram ao cinema assim um filme, do qual o protagonista era um mocinho chamado James Cagney. Ele apanhava dos valentões todos os dias e nunca reagia. Todos ficavam indignados com sua postura. Até que um dia ele foi na casa de Sam, um menino que sempre o provocou e o matou à balas. O filme acaba e o grupo de amigos, satisfeitos comuna atitude do mocinho, vão embora.

* Narrado em 3° pessoa
* A história se passa em um filme durante uma sessão de cinema


Antes do Baile Verde- Lygia Fagundes Telles

Conta a história de Tatisa, uma jovem moça que tinha um pai muito doente, e que precisava de sua ajuda. Até que em uma noite, quando ela estava indo à um Baile Verde com sua empregada Lu, ela percebeu que seu pai não estava nada bem. E ao invés de sacrificar sua noite para cuidar dele, ela queria que Lu ficasse e perdesse o baile. Ela por sua vez, não concordou e foi embora depois de muita discussão. Então Tatisa foi junto e seu pai ficou sozinho.


Houve muita falta de ética da parte de Tatisa, pois ela foi muito egoísta em querer que sua empregada sacrificasse sua noite para cuidar do pai. Tatisa só pensou em si mesma e não teve empatia por seu pai nem por Lu, sua empregada.


A dança- Voltaire

Setóc era um homem que acabara de se casar e iria para a lua de mel com sua esposa. Mas tinha uma viagem de negócios programada para a ilha de Serendib. Como não poderia ir, pediu à seu amigo Zadig que a fizesse.
Ao chegar nessa ilha, Serendib foi muito reconhecido e virou conselheiro e amigo do rei.
Um dia, o rei perguntou à ele, se sabia como encontrar um bom tesoureiro que não o roubasse. Zadig propôs uma dança ao rei. Quem dançasse com mais leveza seria honesto. Dito e feito. Os homens foram dirigidos a um corredor cheio de tesouros e convidados a dançar. Apenas um dos 64 homens dançara com leveza e não roubara nada. O rei o contratou como tesoureiro e ficou deslumbrado com a sabedoria de Zadig.

Falta de ética: Vários candidatos perderam a grande oportunidade de trabalhar com o Rei, porque foram desonestos a ponto de roubar. Fazer o correto é sempre o melhor caminho! Quem planta bons frutos, colhe um bom resultado. Quem semeia o mal... terá prejuízos em recompensa.

Conversa de comadres a espera da morte- Guido Fidelis

Dona Encarnação era uma senhora que estava muito doente. De acordo com suas amigas: Dona Conceição, Dona Terezinha e Dona Carola, ela não passaria daquela noite. Então, as mulheres resolveram adiar a morte de Dona Conceição, como uma forma de não fazê-la sofrer. E antes mesmo de sua amiga morrer, as senhoras já estavam divindindo seus bens entre si. Decidido o destino de todas as posses as mulheres preparam-se para abrir o caminho para a morte.
Até que ouviram um barulho no quarto: Dona Encarnação apareceu, como se tivesse regressado do inferno, já sabendo de todo o plano de suas “amigas” e as manda embora, xingando e gritando, espantada com o que poderia ter acontecido.


Casa de Bonecas- Katherine Mansfield

A história começa quando sra. Hay da às crianças Burnell: Kezia, Isabel e Lottie uma linda casa de bonecas. Na escola, as meninas ficaram se gabando e disseram que suas amigas poderiam ir em sua casa ver a tal casinha perfeita. As únicas que sempre ficavam de fora: as Kelvey, desprezadas por todos da escola. Depois que todas as meninas da sala (menos as Kelvey é claro) foram ver a casinha de bonecas das meninas Burnell, aquele assunto já tinha murchado. Até que quando as Kelvey estavam passando em frente a casa dos Burnell, Kezia resolveu chamá-las para conhecer a casinha de bonecas. Então, tia Beryl percebeu as Kelvey em sua casa e ficou furiosa. Depois de expulsar as pobrezinhas, ela deu uma bronca em Kezia.

Houve muita falta de ética com as meninas Kelvey, pois elas eram discriminadas por todos apenas pelo fato de serem filhas de uma lavadeira e de um preso.


juh6178: continuação
juh6178: se alguém quiser me chama pq não da pra responder dnv
isabellyrodriguescab: você pode fazer a continuação por aqui pfvr
isabellyrodriguescab: eu tenho uma ficha p fazer amanhã e não li o livro, e seu resumo ficou tipo, muuuuuuito bom
jpmachador06: Você poderia fazer a continuação?
Perguntas interessantes