Resumo do livro Galileu Galiei: um revolucionário de seu tempo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Galileu Galiei provou que a teoria de Aristótele sobre que a Terra é o centro do universo estava erada e sim o Sol é o centro do universo.
Ele provou isso usando um telescópio que pediu ajuda para um produtor de óculos fazer .
BÔNUS: O Isaaq Newton usou o livro que o Galileu escreveu para criar a teoria da Gravitação.
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
Galileu vive num período conturbado do fim da Idade Média numa Itália ainda dividida em reinos independentes sob constante ameaça de uma igreja católica belicista. Era uma época em que, como hoje, os contatos podem mudar o rumo da vida das pessoas.
Apesar do pai relativamente famoso (na época), o futuro de Galileu não era exatamente muito promissor. Isso não impediu que o jovem logo percebeu a importância de laços de amizade com os poderosos da época. Ele era talentoso e inteligente, mas, como nos dias de hoje, isso não era o bastante para ter sucesso. Os contatos eram importantes.
A sociedade e as intrigas palacianas servem de pano de fundo para que Naess conte como Galileu amadurece seu método cientifico, formula sua mais importante e conhecida teoria e, já no fim da vida, é julgado pela inquisição.
O legado de Galileu para a física, matemática e astronomia é indiscutivelmente enorme, mas o que esse livro faz, mas do que nos relembrar deste legado, é mostrar o homem carismático e fascinante que Galilei foi. A personalidade de Galilei cativou inúmeras pessoas em sua época e, por incrível que pareça, sobreviveu a passagem de séculos de história. Esse livro mostra como ele chegou até nós: um gênio científico, um homem de fortes convicções que dentro de suas possibilidades foi de encontro a Igreja, principal instituição da época e pagou caro por isso.
Esse livro nos mostra a importância de Galileu, mas também nos lembra que ainda hoje ele é “pop”. Para se ter uma ideia do quanto isso é verdade, somente Einstein no incio do século XX conseguiu uma popularidade (guardada as devidas proporções) igual a de Galileu, em sua época.
Explicação passo-a-passo: