resumo do livro: Ética primeira conversa
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Capítulo 1 - As aventuras de uma Palavra
A palavra ética se origina do grego “éthos”, que inicialmente significa “habitat”, como a espécie animal habita o mundo. Atualmente a ética não se consiste a esse significado, a etologia é uma disciplina que estuda ocomportamento animal, e é muito diferente do real conceito do que é a ética. A palavra também tem o significado de “caráter”, a maneira como ela habita o mundo, “costumes”, como sendo a maneira de se comportar em uma determinada sociedade em uma determinada época: os costumes, as regras que seguem e as leis. Em geral, o sentido de comportamento é o foco dos diferentes usos do termo éthos.
Éthike é oadjetivo derivado da palavra éthos, que deu a origem da palavra ética. Traduzindo, a palavra éthike significa “comportamento”. Desse modo, a primeira definição de ética para os gregos pode ser definida como uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos, independente da cultura, da religião, apenas dizendo como as pessoas se comportam.
Observando os comportamentos, a ética consisteem procurar saber como se comportar da melhor forma possível, tentando determinar os bons e ruins. Aqui se coloca a questão do juízo normativo, o que enunciam o que é mau e bom. É preciso então procurar saber em função do que alguns comportamentos são melhores do que outros, ou seja, realizar julgamentos morais sobre o comportamento.
A ética e a moral são termos semelhantes e diferentes emdeterminados níveis, eles se confundem quando analisamos que a “moral” tem em latim o mesmo significado de “ethiké” em grego sendo elas formadas por raízes diferentes. A ética e a moral se preocupam com os valores, e essencialmente com o bem e o mal, refletem sobre os fundamentos dessas distinções, indagam similarmente como aplicar e discernir as regras fundamentais.
A diferença não é consideradapor alguns pensadores, porém podemos considerar que ela não é radical. Na época moderna foi considerado com frequência que o termo “moral” fosse reservado ao tipo de normas e valores herdados do passado e da tradição ou da religião, ela parece constituir um conjunto fixo e acabado de normas e regras. Atualmente, o termo é empregado para campos em que as normas e regras de comportamento estão por serconstruídas e inventadas por meio de uma opinião coletiva, ou seja, é necessário que elaborar regras, levando em conta os pontos de vista visando chegar em conciliações por parte de todos. Este é o trabalho da ética no vocabulário atual.
Ao distinguir os dois termos, a moral será referente às normas herdadas, designando principalmente os valores existentes transmitidos, e ética como às normasem construção, o trabalho de elaboração e ajuste necessário nas mudanças em curso. Esta não é a única diferença, acrescentando que a distinção de que o termo moral nos últimos tempos tem sido entendido de maneira pejorativa, supondo que a moral tenha um discurso ultrapassado e penoso sobre alguém, portanto tornou-se um termo “pesado”. Desta forma preferiu-se voltar ao termo ética, que não carregao mesmo peso.
Podemos dizer que a nova tarefa da ética é organizar a vida comum das diferentes morais.
Capítulo 2 - Um domínio sem fronteiras
A ética se trata de todos os nossos atos, porém devemos definir de que maneira particularmente a ética considera e examina os comportamentos. O ângulo pelo qual a ética analisa nossos comportamentos é pelo fato de não sermos programadosa fazer as coisas e sim decidimos, fazemos escolhas ao longo de nossas vidas, sempre se perguntando qual é a melhor maneira de agir em determinadas situações. A ética, englobando este pensamento, é antes de tudo um conjunto de reflexões ligadas a questões ligadas as atitudes e comportamentos que fazemos no nosso dia-a-dia.
Sempre queremos fazer o melhor, porém o que complica é o ponto de...
Ler documento completo
Por favor, assinar para o acesso.
Estes textos também podem ser interessantes
resumo do livro etica uma primeira conversa
... Conceitos de Orientação a Objetos Orientação a Objetos: Consiste em considerar os sistemas computacionais como uma coleção de objetos que interagem de uma maneira organizada. Abstração: Mecanismo utilizado na análise de um domínio. Através dela, o indivíduo observa a realidade e dela abstrai entidades, ações, etc. consideradas essenciais para um aplicação, excluindo todos os aspectos julgados irrelevantes. Objeto: Uma abstração de alguma coisa em um domínio de problema; é uma...
Perguntas interessantes