resumo do livro emilia no país da gramática
Soluções para a tarefa
O livro Emília no País da Gramática conta sobre o Pedrinho que precisa estudar a gramática. Emília, a boneca de pano, diz que seria melhor fazer uma viagem ao País da Gramática do que estudar nos livros.
Assim que eles chegam, são recebidos por barulhos de vespas, os sons orais, eles começam a questionar o porquê de tantas normas e tantos nomes difíceis.
No País da Gramática, eles visitam vários lugares, que são as divisões das classes da palavras. Eles passam desde a Portugália, onde estão as palavras da língua portuguesa, até o cemitério, onde estão as palavras "mortas", o latim.
Eles percebem que por mais que ajam "brigas" entre as palavras e suas classes, não se poderia escrever uma oração sem elas juntas. E também descobrem que os gramáticos não podem mudar a língua, e que a língua não tem um limite, ou seja, não é certo dizer que diferentes formas de se falar sejam erradas, elas só são diferentes.
Após todo esse passeio pelas classes, eles encontram um mistério, o desaparecimento do Visconde e do ditongo "ão", o qual Emília desvenda dizendo que o Visconde havia raptado o "ão" pois tinha problema do coração e se assustava com pessoas gritando palavras terminadas em "ão". Assim o Visconde tem que devolver o ditongo, pois ele não tem o direito de mexer com as palavras.
Assim eles e quem ler aprendem várias coisas sobre a gramática.