Português, perguntado por biancaaaaa10, 1 ano atrás

Resumo do livro Dom quixote adaptação de walcyr carrasco?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaconsstance
127
 A história de D. Quixote se passa em uma pequena aldeia da Espanha, na província da Mancha. Trata-se de um senhor, que vivia na zona rural. Vivia em um velho casarão, com uma jovem sobrinha, uma governanta e um rapaz que cuidava da fazenda. A casa, além de uma extensa biblioteca, sendo os livros, a maioria de cavalaria, era toda ornamentada com escudos e lanças antigos, O nome verdadeiro era dom Alonso Quixano. A maior parte do tempo lia livros de cavalaria, que falavam de heróis, que saíam pelo mundo matando vilões e honrando suas amadas. Leu tanto que isso tornou-se uma obsessão, até o dia em que decidiu, ele mesmo, tornar-se um cavaleiro andante. Muda o nome para Dom Quixote de la Mancha, se veste com uma armadura e monta em um velho pangaré, batizado de Rocinante. A princípio, sai sozinho de casa. Seu plano era andar pelo mundo, desfazendo injustiças, salvando donzelas e combatendo gigantes e dragões. Lembrou-se que, anos atrás, estivera interessado em uma camponesa chamada Aldonça, que vivia na aldeia de Toboso. Era feia, desajeitada e analfabeta, mas o cavaleiro mudou seu nome para Dulcinéia del Toboso e passou a fantasiar que ela era mais bela que todas as damas e princesas dos livros.. Quando voltou para casa a sobrinha, extremamente preocupada, com a insanidade do tio, uniu-se ao vigário e ao amigo Nicolau e queimaram todos os livros da biblioteca A governanta disse que o sumiço foi obra de um feiticeiro que lá esteve na sua ausência e ele acreditou. Aquietou-se por umas duas semanas, só passeando pelas redondezas. Num desses passeios conheceu um simplório lavrador, gorducho e baixinho, de nome Sancho Pança, que concordou em acompanhá-lo em suas andanças, como escudeiro, sob a promessa de D. Quixote de que, se um dia ganhasse de um rei, uma ilha como pagamento por seu heroísmo, o que era muito comum entre cavaleiros, daria a mesma de presente ao escudeiro para que este se tornasse governador da mesma. Numa noite, escondidos, deixaram a aldeia: o cavaleiro montado em Rocinante e Sancho num burrinho. Seguiram-se muitas e desastradas aventuras. Numa delas Sancho atribui uma nova alcunha ao amo: Cavaleiro da Triste Figura, pelo estado lamentável em que ficou o amo no último combate. Depois se auto-intitulou Cavaleiro dos Leões, por enfrentar um leão que encontrou junto à uma comitiva na estrada 
Sancho ganhou uma ilha para governar. Entretanto, os duques, criados e convidados criaram tantas situações constrangedoras e difíceis que Sancho renunciou ao cargo de governador da ilha. Depois de tantas aventuras e desventuras D. Quixote resolveu voltar à Mancha, reuniu a sobrinha, empregados e amigos e, bastante debilitado, mesmo depois de um longo repouso e acompanhamento médico, acordou de um longo sono e anunciou que a loucura o havia deixado e voltou a ser Dom Alonso Quixano. Decidiu fazer seu testamento, pois sentia a morte aproximar-se. Deixou as terras para a sobrinha, uma quantia em dinheiro para a governanta e Sancho e, aos amigos, a lembrança de que, apesar da loucura, viveu cheio de dignidade e bondade. Assim morreu um herói que, na sua loucura, foi tão corajoso quanto os verdadeiros heróis da cavalaria, pois se propôs a tornar real sua fantasia.
Respondido por galvaoraissa46
21

Dom Quixote era um homem de meia idade que resolveu, após ler muitos livros sobre o assunto, ser um Cavaleiro Andante.

Decidiu que iria lutar e vencer qualquer obstáculo possível para provar o amor que sentia por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária. Não queria embarcar em uma aventura dessas sozinho, então foi acompanhado por um escudeiro, o Sancho Pança, que esperava receber algo em troca depois.

Quixote misturava a realidade com fantasia, transformando obstáculos fáceis em gigantes ou exéelrcitos inimigos.

É derrotado muitas vezes, sendo batizado por "Cavaleiro de Fraca Figura", mas sempre se recuperava e insistia em seus objetivos.

Volta para casa ao perder uma batalha contra outro cavaleiro e é forçado a abandonar a cavalaria. No caminho de volta, Quixote fica doente e acaba morrendo, mas pede perdão aos seus amigos e familiares em seus momentos finais.

A obra original foi escrita por Miguel de Cervante, lançada por volta de 1605 e 1615.

A adaptação foi feita por Walcyr Carrasco, pela editora Moderna.

Perguntas interessantes