Resumo do livro de Zélia Gattai "Anarquistas, graças a Deus"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Publicado em 1979, Anarquistas, graças a Deus é o livro de estreia de Zélia Gattai e também seu primeiro grande sucesso. Nele, a autora irá contar as memórias de sua infância e adolescência na cidade de São Paulo, no início do Século XX.
Esta história poderia ser a de muitos outros brasileiros, já que além de versar sobre sua infância, Zélia conta a trajetória da primeira leva de italianos que chegaram ao Brasil no final do Século XIX. A família de Angelina Da Col, mãe da autora, veio para trabalhar nas lavouras de café em São Paulo, enquanto a família do pai, Ernesto Gattai, veio para o país com o intuito de fundar a Colônia Cecília, uma tentativa de se criar uma comunidade anarquista. Assim, Zélia cresce envolta tanto pelos ideais anarquistas de seu pai, como também de grandes obras da literatura mundial, lidas avidamente por sua mãe.
Explicação:
Acho que é isso
Em Anarquistas, graças a Deus, o caráter documental se mescla com as memórias afetivas, fazendo com que Zélia Gattai acabe ocupando um lugar no qual poucos escritores brasileiros encontraram espaço: o de memorialista — sua literatura não provém tanto da invenção, mas principalmente de um trato cuidadoso de suas ...