Resumo do livro de Marcos o rei dos reis
Soluções para a tarefa
O primeiro rei que se tem conhecimento a utilizar o título de "rei dos reis" (em acadiano: šar šarrāni) foi Tuculti-Ninurta I, da Assíria, no século XIII a.C.. O título era utilizado então de maneira literal, já que šar ou mlk era o título dado a um rei de uma cidade-estado, e com a formação dos primeiros impérios no fim da Idade do Bronze Tardia, os soberanos assírios se instauraram como monarcas, governando as estruturas já existentes dos soberanos (reis) destas cidades-estados. [1]
O título persa de um 'rei dos reis' era shahenshah (IPA: [ˈʃɑːənˈʃɑː][2]), "xá dos xás", e esteve associado especialmente com o Império Aquemênida, referindo-se ao monarca que governava outros monarcas que estavam numa posição de vassalagem, tributários ou protetorados.
O título é mencionado na Bíblia hebraica como מלך מלכיא, e é utilizado para se referir a Nabucodonosor e Artaxerxes I. Em Daniel 2:37, o profeta Daniel interpreta o sonho de Nabucodonosor: "Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória."
No cristianismo, "rei dos reis" (em grego: βασιλευς των βασιλευοντων) é um dos títulos de Jesus, citado em I Timóteo 6:15 e Apocalipse 17:14 e novamente em Apocalipse 19:16.