resumo do livro conto brasileiro 2
Soluções para a tarefa
Contos Brasileiros 2 -
Os autores de Contos Brasileiros 2 mostram que para criar uma boa história é preciso entender bem sua matéria-prima, o próprio ser humano. Às vezes com humor, outras com pessimismo, com os dois pés no chão ou com a cabeça na lua, esses contadores de histórias retratam sua realidade e abrem espaço para que os leitores tirem suas próprias conclusões.
Através de "Contos Brasileiros 2" fica retratado que a difícil arte de escrita pode ser percebida de diferentes formas por seus autores.
Para Machado de Assis as ideias são como nozes: para saber o que o que está dentro de uma ou de outra, é preciso quebrá-las. Só assim tomam forma, se transformam desde poesias até grandes romances. João Antônio vive os fatos antes de escrevê-los; não consegue inventar histórias e personagens que não tenham acontecido ou existido na realidade. Lygia Fagundes Telles vê o escritor como um lutador de boxe, enfrentando lutas com muita paciencia, humildade e até humor. Nos descaminhos dessas lutas é que se percebe a inspiração e até a vocação verdadeira. Murilo Rubião também pensa de forma parecida: quando cria uma história, o escritor precisa passar por uma tremenda luta com a palavra, rasgando papel e revirando o texto... Já Clarice Lispector pensava quando criança pensava que os livros nasciam como árvores ou como pássaros. Ao descobrir que existiam autores, e que eram eles os responsáveis por todas as ideias presentes nos livros, decidiu que seria escritora, e assim transmitiria todos os seus pensamentos na forma de palavra escrita. Estes e outros escritores como Murilo Rubião, Wander Piroli e Moacyr Scliar revelam modos de transofrmar pensamentos em letra corrida, em contos que trazem ótimos momentos de leitura. De maneira e estilos diferentes eles mostram uma característica - e uma ideia - comum: a maestria e a paixão pelo ato de escrever.