Português, perguntado por lihmira19, 10 meses atrás

resumo do livro cachorrinho samba​

Soluções para a tarefa

Respondido por natalia4260
73

Esse livro tem uma narração muito prazerosa e começa quando o filhote Samba chega à casa dos seus donos, com pouco mais de dois meses de vida e o porquê de ele ganhar esse nome, já que era o que mais tocava nas rádios. É difícil não se encantar com um filhote tão fofo como ele. Se você ler com os olhos daquela criança pura que existe dentro de você, vai imaginar quão aflito ele ficou à noite quando todos se recolheram e ele já não tinha mais a mãe por perto, o seu choro desesperado, o medo de ficar sozinho.

Whisky era o outro cachorro da casa, grandão e meio rabugento, além de fujão. Aos pouquinhos o Samba se aproxima dele, aprende a subir os degraus, já conhece os hábitos dos donos, reconhece cada um pelo cheiro, e sofre como nunca quando seus donos vão viajar, deixando-o sozinho. Lembro-me até do alvoroço de todos quando o Whisky arranjou briga com um cachorro policial e se machucou. Um dia ele se despediu do Samba, foi embora para uma chácara (se não me falha a memória de fã) e o Samba ficou sozinho, sempre obediente e querido, amado por todos.

No entanto, as coisas mudam quando Sambinha encontra o portão aberto e por curiosidade decide dar uma voltinha, só que infelizmente ele se perde de casa e não consegue voltar, não se lembra do caminho. Nessa hora bate uma aflição porque mostra o que um cachorro de rua passa. Fome, frio, o descaso das pessoas que parecem não saber que os animais também sentem dor.

Sambinha vai parar em um estábulo onde conhece uma vaca e um cavalo que se tornam seus amigos e protegem-no, porém um dia ele é preso por um menino chamado Ângelo que é vendedor de jornais, de uma família muito simples, e o Samba fica amarrado nos pés da mesa da cozinha.

Numa noite um ladrão entra na casa e o valente cachorrinho o enfrenta, para a surpresa de todos, defende os seus atuais donos mesmo sentindo falta da sua verdadeira família. Então, é quando ele foge para voltar para casa e é apanhado pela carrocinha.

Para quem perdeu a sensibilidade da criança que um dia foi, com certeza não vê graça nesse livro, mas quando você mesmo adulto ainda se sente tocado por imaginar os sentimentos dos animais presos, se emociona com as histórias, porque se eles falassem, acredito que expressariam mais ainda o amor e a fidelidade que sentem por suas famílias, por aqueles que amam.

No final do livro Samba volta para casa e é recebido por todos com muito carinho. Para quem prestou bastante atenção, a Vovó conta aos netinhos sobre a história do Hachiko, o nosso amado Hachi, outro cachorro muito especial, por isso confesso que a primeira vez que chorei lendo um livro foi com O Cachorrinho Samba.

É uma magia inexplicável que me faz ser criança de novo. É sério. Mesmo que eu já saiba de tudo o que vai acontecer, é uma emoção única fingir que não sei e ler com muito amor. Não me esqueço de citar também as ilustrações que são bem bonitas.

Respondido por martinkoliveira
1

O livro "O Cachorrinho Samba", escrito pelo autor José Maria Dupré, conta a história de um cachorro chamado Samba. Tudo se inicia no momento em que Samba chega na casa de seus donos, com mais ou menos dois meses de vida. O cão recebeu esse nome pelo fato de samba ser o estilo de gênero musical mais tocado nas rádios.

Com o passar do tempo, Samba vai se adaptando à nova casa, se aproximando do outro cachorro, chamado Whisky. No entanto, tudo muda quando Samba vê o portão aberto, e com isso ele sai de casa para passear. Porém, o cachorro não encontra o caminho de volta. Assim, ele passa por muitas dificuldades.

Final feliz

Ele passa por diversas coisas ruins, até que finalmente consegue voltar para casa, e é recebido pelos seus antigos donos com muito carinho.

Veja mais sobre "O Cachorrinho Samba":

https://brainly.com.br/tarefa/5782666

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes