resumo do livro battlefield 4
Soluções para a tarefa
Lazlo Kovic é um agente da CIA encarregado de uma missão muito delicada na fronteira entre a China e a Coréia do Norte. Ele junto com uma equipe de fuzileiros teria que descer na Coréia do Norte e resgatar um desertor norte coreano responsável pelo programa nuclear do país.
Não é preciso muito inteligência para saber que qualquer erro além de fatal poderia desencadear uma guerra entre os EUA e a Coréia do Norte.
Contando com a ajuda e a cobertura de Pequim eles tinham um tempo cronometrado, era entrar, pegar o homem e sair. Rápido e sem falhas.
Mas algo deu errado, muito errado, e Kovic foi o único sobrevivente do massacre. Sem falar que a China estava culpando os americanos pelo assassinato de seus soldados.
Sozinho e em território hostil, Kovic usa de todas as suas habilidades para voltar com vida até Xangai onde seus superiores estão.
A bagunça é geral e os dois governos, americano e chinês o estão culpando pelas mortes. Aconselhado por Cutler, seu chefe, a se afastar, Kovic percebe que a sua cabeça é que vai pagar o pato. Ele sabe que tem coisa grande escondida neste rolo. A tão aguardada união entre EUA e China estava ameaçada e ele queria descobrir a quem este problema interessava. Fora que ele queria vingança pela morte dos fuzileiros.
Por conta própria ele começou a investigar e logo de cara foi "convidado" a deixar a China para nunca mais voltar. Querendo uma pequena brecha para escapar das mãos da agente Hannah do Ministério de Segurança do Estado, um atentado muda totalmente o rumo de seu destino.
Hannah percebe que Kovic tem razão, e que alguma coisa grande está acontecendo. Ela como mulher na China não conseguiria descobrir muita coisa. Mesmo com todo o avanço tecnológico que seu país vivia, as mulheres ainda eram vistas como inúteis.
Kovic tem uma pequena e preciosa chance de descobrir toda a verdade. E quanto mais ele cava, mais perigosa tornam-se as informações descobertas. Contando apenas com o apoio de um hacker e dois de seus informantes, Kovic está prestes a encarar a morte, mas está decidido a ir até o fim.
O certo é que ele vai precisar de todas as suas 7 vidas se quiser continuar vivo, pois um jogo muito sujo de traição e poder está rolando e os únicos que podem ajudá-lo a colocar as cartas na mesa é uma agente chinesa desacreditada e um oficial da marinha americana cujo maior desejo é ver Kovic morto.
Adrenalina pura, com direito a muita luta, perseguição e bala para tudo que é lado. O livro é tão bom que eu lia e imaginava as cenas na TV. Aliás, se fosse filme seria bem do jeito que eu gosto. Livro recomendado para quem procura ação.
Resposta:
Quando a Galera lançou o livro não estava esperando, Battlefield é um jogo que joguei poucas vezes, mas que gosto bastante por causa do enredo envolvendo guerras, militares, etc. Battlefield 4: Contagem Regressiva é a história que precede a história do jogo e entrega uma história de ação mordaz, intrigas internacionais, traições e amizade. Peter Grimsdale faz um bom serviço, deixa o leitor curioso para o jogo, e entrega uma história que vai agradar aos que gostam do tema independente de conhecer o jogo.
Kovic estava a caminho de mais uma missão, dessa vez com um grupo de soldados em direção à fronteira da China com a Coreia do Norte. Quando tudo dá errado e Kovic protegido pela neve vê seus companheiros de missão serem um a um assassinados, ele não consegue acreditar. O que deu errado? Kovic é interrogado e muitos desconfiam de sua volta, e com os protestos correndo solto pelas ruas chinesas ele sabe que tem alguém manipulando a situação. Alguém não quer os Estados Unidos como amigo da China. Fotos dos mortos foram alteradas, muitos estão procurando culpados e Kovic não pretende deixar a morte de seus companheiros de missão passar em branco. Investigando quem está organizando as manifestações, Kovic descobre um grande grupo que costuma sumir com problemas, mas depois de sua visita, Kovic é atacado, preso e interrogado pelo governo chinês. Quando sua casa pega fogo e sua namorada é morta, todos consideram que Kovic é quem foi morto no incêndio. Aproveitando a triste oportunidade, e com a ajuda da agente chinesa que o prendeu, Hannah, mas alguns amigos, ele perseguirá a verdade, mesmo que isso custe sua liberdade. Fazendo escolhas difíceis pelo caminho e lidando com assassinos, torturados e traidores, o que Kovic descobrir pode evitar uma enorme guerra entre Estados Unidos e China.
Esse é o ponto de partida da história e com uma narrativa que investe em ação e em cenários bem descritos o autor leva o leitor por uma trama que mergulha nos momentos de tensão que precedem a guerra. O protagonista é o narrador principal, mas divide o livro com outros pontos de vista aqui e ali. A trama é rápida e o ritmo de mantém forte na maior parte da história, e consegue instigar o leitor, nos deixando curiosos com as perguntas que vão surgindo. A trama dos assassinatos e a armação como desculpa começar a guerra foi boa, mas a história mudou bastante de rumo do começo para o fim, algumas coisas aconteceram bem de repente, e me senti assim como o protagonista bem perdido com as viradas da história.
A leitura é rápida e o autor intricou bem as camadas da história deixando no final a ponta perfeita que se interliga ao jogo. Kovic é um personagem que conseguiu segurar o interesse do leitor, e terminamos curiosos para saber mais do futuro do personagem. A edição da Galera está muito boa, tanto a fonte é agradável quanto a capa bem adaptada. A única coisa que achei estranho diversas vezes foi algumas opções que a tradução fez na hora de usar linguagem pesada. Várias palavras foram atenuadas, deu para notar, mas em outros momentos foi livre mesmo, não ficando nem lá nem cá. Recomendo a todos que gostam de histórias com ação, perseguições, intrigas e suspense. Se você conhece o jogo vai adorar mais um pouco da história e se não conhece vai conseguir apreciar apenas pela trama cheia de reviravoltas e segredos
Explicação: