Português, perguntado por caroline1003, 1 ano atrás

resumo do livro apenas um curumim

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por DéboraAdry
21
Uma história sensível sobre a dominação de um povo. 
Diante da leitura, surgem as indagações: O que é a civilização? O que são nossas raízes e qual o significado dela para o tempo presente?
"O que não é feito com as mãos da gente, com o amor da gente, não é da gente"
De caminhos em caminhos, redescobrimos nossa identidade. E é isso que a narrativa traça - o que somos e o que é imposto. Curumim vive sua trajetória -  com sua voz de dentro, seguindo o que é "ser livre".
Respondido por amatheus34
10

Resposta:

O Único curumim que sobrou de um povoado indígena que foi atacado (Tarek) sobrevivente da tribo dos ubás, e o ultimo curumim da tribo perdeu sua família numa guerra que teve na sua aldeia.O menino não fala nenhuma língua conhecida nem se parece com outros índios que andam por ali.Teve que fugir para sobreviver , foi ferido por uma bala de uma arma que fica sozinho, quieto e com fome. e acabou encontrando 3 crianças(Hugo,Lico,Bela)numa fazenda.Essas crianças encontram ele escondido da sociedade , e cuidam muito bem dele,tentam se comunicar com ele para ajudá-lo.Depois de uma série de perguntas,o grupo leva o indiozinho para Brasília e encontram o pai do menino, que está vivendo com alguns remanescentes numa reserva. No final tudo se acaba dando certo,o indiozinho volta a viver na mata e encontra outros índios que sobreviveram.

Explicação:

Perguntas interessantes