resumo do livro a ilha perdida
Soluções para a tarefa
Vou ensinar como se faz um resumo é fácil !
Mas para fazê-lo você precisa do principal LER o livro sem ler você não vai saber fazer , e no ENEM será cobrado e não terá ninguem para fazer por você .
1- LEIA livro
2- anote tudo , no rascunho que você achar interessante , por capitulos.
Os personagens , acontecimentos , desenlaces , e reserve .
3-RELEIA o texto .
4 sublinhe as partes mais importantes ( eu uso caneta colorida )
5-agora volte ao rascunho organize as melhores ideias
6- responda estas perguntas :
-sobre o que fala no livro
-quem participa -
- se eu fosse contar esta história para um colega , como ia contar .
7- escreva com suas palavras
8 se precisar faça um esquema por capitulos . Depois é só completar o "esqueleto " do resumo ,
8- pronto agora é só corrigir os erros e pronto o resumo está pronto e o principal FEITO POR VOCÊ
****Não se esqueça de colocar no resumo o título e o autor .
Resposta:
A Ilha Perdida
A Ilha Perdida é um livro escrito por Maria José Dupré e publicado pela editora Brasiliense e, depois, pela editora Ática, na Série Vaga-Lume.
Resumo:
Era época de férias, justamente no final de novembro, chegaram à fazenda Henrique e Eduardo, eram dois meninos de doze e quatorze anos, fortes e valentes. Montavam muito bem, sabiam remar e sabiam nadar. Logo nos primeiros dias percorreram grande parte da fazenda, andaram por toda à parte e ao verem um riozinho, apelidaram-no de “filhote do Paraíba”.
Henrique e Eduardo resolveram ir à ilha perdida, encontraram uma canoa, uma corda meio velha, eles iriam passar um dia na ilha, mas eles não podiam ir sem ninguém saber nada então eles inventaram uma mentira falando que no dia seguinte iriam visitar o fazendeiro vizinho; era um velho que morava a alguns quilômetros de distância. Então o padrinho e a madrinha falaram com a Eufrosina para preparar um almoço bem reforçado. De madrugada eles acordaram, pegaram o almoço e a canoa com a corda e foram direto para à ilha.
Henrique e Eduardo enfrentaram muitos desafios no rio, mas conseguiram chegar até lá. Quando eles chegaram, logo começaram a andar pela mata e se perderam, quando começaram a se cansar, almoçaram o que tinha e voltaram a andar mais, porque queriam encontrar a canoa.
Como estava anoitecendo, resolveram andar só mais um pouco, quando chegaram finalmente as margens do Rio Paraíba, mas não encontraram a canoa, estavam tão cansados que resolveram ficar ali mesmo. Quando acordaram, viram que o rio tinha crescido muito, começaram a andar pela margem do rio, ficaram uma hora andando até que avistaram a canoa que estava presa só por um fio, tentaram puxar a canoa para a terra mas não conseguiram, de repente a enchente começou a trazer tanta coisa que trouxe um tronco enorme que passou por cima da canoa.
Agora Henrique e Eduardo estavam abandonados e Henrique teve a idéia de fazer uma jangada, começaram a caminhar para encontrar cipós e paus, de repente chegaram em uma prainha e resolveram ficar morando na prainha. Para não perderem tempo, começaram a trabalhar na jangada, quando perceberam que o dia estava declinando. Eduardo propôs ir até o outro lado da ilha sozinho para buscar os ovos e a corda que havia ficado lá.
Explicação: