Português, perguntado por udeizul90, 1 ano atrás

resumo do livro a ilha misteriosa autor Júlio Verne capitulos 17 e 18 da parte 3 ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaridilinda
4

Resposta:

A Ilha Misteriosa não é o melhor livro de Júlio Verne.

É maravilhosa a sua capacidade imaginativa e científica, disso não há dúvidas. Sucessos como Vinte Mil léguas Submarinas [mais dele no decorrer da resenha] e A volta ao Mundo em 80 dias usam e abusam de conceitos científicos. Mas em A Ilha Misteriosa o efeito dessas 'explicações técnicas' é deixar o livro lento, até cansativo. Detalhes, detalhes e mais detalhes sobre coisas que poderiam passar muito bem com explicações mais simples. Sim, isso faz parte do estilo de Verne. Mas nenhum outro dos seus livros que eu já tenha lido me foi tão desgastante.

Além disso, um personagem em especial mexeu comigo. Ciro Smith é traçado como uma personalidade excepcional, inteligentíssima e ainda bondosa. É corajoso, compreensivo e um bom cristão. A solução para [quase] qualquer problema está com ele, e os outros se prostam aos seus comandos-conselhos sem questionamento. É enjoativamente perfeito demais.

Para a minha alegria, o livro evolui consideravelmente conforme chega o fim. Vai-se a monotonia do cotidiano na ilha, o mistério que envolve o protedor dos habitantes se acentua e enfim é revelado. É uma surpresa maravilhosa reencontrar um personagem tão ilustre de outro livro de Verne. O protetor não é sobrenatural, mas as memórias que ele invoca quando surge na história são mágicas. Omito quem esse personagem seja para não estragar a melhor parte do livro, mas um bom conselho é ler Vinte Mil Léguas Submarinas antes de A Ilha Misteriosa.

O fim propriamente dito é emocionante, e a leitura flui como em outras obras de Verne. Ainda que o resgate chegue em hora absurdamente propícia, pode-se ignorar o fato no calor da aventura.

Por tudo isso A Ilha Misteriosa merece 3 estrelas. Perde 2 por seu detalhamente exacerbado em coisas que poderiam ser simples, mas merece as 3 por um fim excepcional.

Explicação:

Perguntas interessantes