Resumo do livro A casa assassinada
pfv me ajudem :c
Soluções para a tarefa
Resposta e Explicação
.
CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA de - LÚCIO CARDOSO
Narra a história da "morte" da casa da família tradicional dos Menezes, do interior de Minas Gerais em Vila Velha , através da ruína da sua família .
A história é narrada como se a casa estivesse fazendo um inquérito acerca dos fatos que levaram à ruína da família.
É como se a casa tivesse vida através da voz do narrador que ora fala como narrador ou muda a voz , como um dos personagem – ora é Ana escrevendo uma confissão, ora é o Padre Justino, ora um farmacêutico, um médico, Nina, mas a voz é sempre do narrador.
Através trechos de diários, cartas e depoimentos de diversos personagens, vamos conhecendo a história , do porquê a casa já está em ruínas e a família continua a viver de aparências.
A crônica começa coma casa novinha , linda , admirada por todos que a viam . Nela moram 3 irmãos , 2 com suas esposas e um irmão (homossexual ) que vivia em seu quarto escondido de todos .
O irmão mais velho era casado com Ana , mas apaixonado pela esposa de seu irmão Valdo , a Nina .
Ana tem ódio de Nina , e ela namora o jardineiro .
Quando a traição é descoberta , o jardineiro suicida-se e ela grávida foge para o Rio de Janeiro .
Ana manda mensalmente um dinheiro para Nina e quando soube que ela ia colocar a criança no orfanato ,vai busca-la e a cria como seu filho . O tempo passa a casa desmorona como a vida dos personagens .
Um dia Nina volta doente e pede pra ficar na fazenda .
Passa o tempo ,ela vem a morrer e, Ana chama o Padre Justino para se confessar e conta que teve um caso com o próprio "filho ".