Português, perguntado por juliojuniorguerra, 9 meses atrás

Resumo do livro a aldeia sagrada

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriacarolinpcpd2i
8

Nessa obra o autor usa como pano de fundo dois eventos históricos no sertão baiano: a Guerra de Canudos e o resgate do meteorito Bendegó, ambos no século XIX.

Em relação à Canudos, Marins reconstitui o clima de miséria do sertanejo, que o leva em busca de socorro. Didico é um menino com essa simbologia, ao se ver desamparado e sozinho no sertão, unindo-se em seguida a uma turma de retirantes. O cenário da terra é dramático e a história traz episódios de ordem rotineira para se ter uma noção da gravidade (morte, fome, seca, sede, abandono, fuga, roubo, violência). A turma de retirantes encontra o Conselheiro e muitos passam a ver nisso uma oportunidade de futuro melhor, unindo-se a ele.

A partir daí o autor apresenta textos de descrição sobre o Conselheiro, Canudos e alguns eventos descritos em "Os Sertões". Um dos mais famosos é a expedição de jovens, que partiram contra o exército determinados a danificar a "matadeira" (canhão). Didico é um espectador da situação, também afetado por perder seu tio e amigos nesse episódio. Outras histórias vindas do clássico são os cadáveres pendurados nas árvores e a destruição da cidade, alvejando-se principalmente a igreja.

Basicamente, o autor traz o que foi a guerra, sem maiores detalhes, para o olhar de jovens leitores.

Em relação ao meteorito Bendegó, o autor também expõe fatos como sua descoberta e transporte, através da curiosidade dos meninos. O fato é importante na obra por apresentar o pai de Didico como um dos homens responsáveis no transporte.

A obra tem essa disposição histórica e, por isso mesmo, interessante para percepções em um nível prático de episódios importantes na história do país.

Respondido por peperuzzizp
1

Resposta:

Fugindo da seca do sertão baiano, Didico descobre o arraial de Canudos, em 1897, no momento em que a guerra dos militares contra Antônio Conselheiro chega ao auge. ... Em A aldeia sagrada, Francisco Marins conta o episódio da Guerra dos Canudos pela visão de um menino de doze anos que participa dos acontecimentos.

Explicação:

Perguntas interessantes