Resumo do Império Russo a CEI
Soluções para a tarefa
O Império Russo existiu entre o período de 1721, quando foi fundado por Pedro, o Grande, até a sua dissolução na mãos dos revolucionários em Março de 1917 (na primeira das revoluções de 1917). Neste período ele se estendia por vastas extensões de terra, abrangendo territórios da Finlândia, Polônia, Belarus, Ucrânia, os países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), a Geórgia, o Cazaquistão e outros países na Ásia Central.
Por ser a principal potência desta região, o Império Russo era visto como o centro deste "mundo" da Europa Oriental, de modo que "protegia" os Estados Eslavos vizinhos e era seus principais parceiros econômicos.
Após o Império Russo surge a União Soviética e, com seu fim em 1991, surge o moderno Estado Russo. Com o fim da União Soviética surge uma série de problemas sociais e econômicos, de modo que a CEI, Comunidade dos Estados Independentes surge como um bloco econômico para tentar promover a integração e a recuperação econômica entre as antigas repúblicas soviéticas.
Apesar de menos influente, hoje a Rússia é o grande "centro" deste mundo de países englobados pela CEI, que engloba somente Belarus e a Moldávia na Europa Oriental (muitos dos seus antigos aliados europeus, como a Polônia, a Ucrânia e os países bálticos hoje estão aliados com a União Europeia) e muitos da Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão e outros), de modo que é um modo de promover o desenvolvimento econômico destes países, sendo a Rússia a grande "capital" dese bloco político, econômico e cultural.