História, perguntado por amdvct, 5 meses atrás

Resumo do I reinado no Brasil
(pf me deem uma resposta boa, não tô entendendo o conteúdo) ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Lee031
0

Resposta:

Resumo do primeiro reinado no Brasil

* À emancipação política do Brasil, seguiu-se a construção do estado nacional. Nesse processo, apenas uma maioria dos brasileiros teve acesso aos direitos políticos, com exceção de mulheres, homens livres pobres, além dos africanos escravizados, que foram absolutamente excluídos da cidadania brasileira.

*Para combater as tropas fiéis a Portugal e garantir a independência do Brasil, dom Pedro I contratou exércitos de mercenários europeus. A unidade territorial do Brasil, diferente do ocorrido na América espanhola, foi garantida pela força militar sob a Coroa imperial e pela manutenção de estruturas econômicas coloniais, a exemplo da escravidão e do latifúndio agroexportador.

*A legitimidade internacional do novo império foi conquistado pelo reconhecimento dos Estados Unidos, da Inglaterra e pelo reino do Daomé, na costa Africana. O reconhecimento de Portugal foi adquirido mediante pagamento de 2 milhões de libras á coroa portuguesa.

*Dom Pedro I se opôs ao projeto constitucional apresentado por Antônio Carlos de Andrada, que previa a limitação do poder executivo por um legislativo forte. O imperador dissolveu a Assembleia constituinte, exilou parte importante de seus membros e outorgou, em 1824, a carta constitucional com quatro poderes, com destaque para o poder Moderador, que lhe conferia autoridade absoluta na administração do império.

*O principal movimento de resistência ao poder absolutista de dom Pedro I foi a Confederação do Equador , que reuniu estados do Nordeste numa aguerrida luta. Os líderes foram punidos com pena capital, mas o sentimento de rejeição á coroa permaneceria latente, reaparecendo nas opções encabeçadas por jornalistas e políticos com Líbero Badaró e Evaristo da Veiga.

*O desgaste político crescente de dom Pedro I resultaria  na abdicação ao trono, em 7 de Abril de 1831. Foram determinantes para esse resultado a perda da província Cisplatina, as dificuldades financeiras e a crise sucessória que se abateu sobre o trono português após o falecimento de dom João VI

Explicação:

Os limites para a ampliação dos direitos de cidadania no Brasil remontam ao processo de independência. Ao preservar estruturas coloniais, como a escravidão e o latifúndio, a recém-criada monarquia brasileira criou uma categoria de " quase cidadãos", brasileiros que só alcançariam plenos direitos na Constituição de 1988. Percebemos que a proclamação da independência não foi um episódio isolado e completamente pacífico, uma vez que autonomia nacional fora conquistada por meio de conflitos em diversas regiões do território brasileiro. Contudo, a emancipação nacional perante Portugal manteve as antigas estruturas coloniais, afastando a maior parte dos habitantes da participação política. Além disso, o Brasil assumiu uma série de dívidas com a Inglaterra.

Espero que tenha ajudado, qual quer dúvida é só mandar.

Um bom dia

Perguntas interessantes