resumo do gigante de botas
Soluções para a tarefa
Anhangüera e o capitão Ortiz guiam uma bandeira pelas matas goianas rumo à mina dos Martírios. A natureza é cenário dessa aventura em que os bandeirantes enfrentam índios e traições no próprio grupo.
Resumo:
Bartolomeu Bueno da Silva e o Capitão João Leite da Silva Ortiz guiam uma bandeira pelas matas goianas, enfrentando índios e traições no próprio grupo, em direção à Mina dos Martírios. Bartolomeu, o Gigante de Botas,chega até o rio Araguaia e ao retornar à procura do curso do rio Vermelho, encontra uma aldeia indígena do povo Goyá. Na tribo, as índias estavam ricamente adornadas com chapas de ouro e, como se recusassem a indicar a procedência do metal, Bartolomeu pôs fogo a uma tigela contendo aguardente afirmando severamente que, se não informassem o local de onde retiravam o ouro, lançaria fogo em todos os rios e fontes. Admirados, os índios informaram o local e o apelidou de Anhanguera (Diabo Velho ou Feiticeiro). O Anhanguera foi o último dos grandes bandeirantes a desvendar os caminhos para o oeste tornando conhecido o alto sertão brasileiro, e iniciando a povoação do atual estado de Goiás.
Apesar de ter algumas situações e alguns personagens fictícios, O gigante de botas é baseado em fatos reais e retrata a época do desbravamento do interior do Brasil pelos bandeirantes, que eram sertanistas de São Paulo, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.