Resumo do fim da república do café-com-leite e a tomada do poder por Getúlio Vargas em 1930
Soluções para a tarefa
O fim da Política do Café com Leite
Washington Luís foi o último presidente da República Velha. Consequentemente, também o último da Política do Café com Leite. Seu governo foi marcado pelo rompimento da aliança entre São Paulo e Minas Gerais e pela tomada do poder por Getúlio Vargas.
Os mineiros ficaram insatisfeitos com o paulista Washington Luís logo no início do mandato, quando ele decidiu alterar o número de deputados mineiros que compunham a Câmara dos Deputados. Ele também quis impor a sua vontade sobre a escolha do presidente do estado de Minas Gerais, fato que também não agradou os mineiros.
Além disso, seu mandato ficou enfraquecido devido à Crise de 1929, que começou nos Estados Unidos e atingiu em cheio a economia brasileira por conta da diminuição da exportação de café. No mesmo ano, Washington Luís indicou a candidatura do também paulista Júlio Prestes para o governo federal, não sugerindo um mineiro, conforme combinado. Esse foi o estopim para o rompimento da relação entre São Paulo e Minas Gerais.
Com isso, Rio Grande do Sul, Paraíba e Minas Gerais se aliaram e lançaram a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas para a presidência, sendo o paraibano João Pessoa seu vice. Júlio Prestes venceu Getúlio Vargas nas eleições, mas foi acusado pela oposição de ter fraudado a votação.
Durante esse período de indefinição, o candidato a vice-presidente, João Pessoa, foi assassinado, o que gerou enorme desconforto na população e sobretudo na oposição, que ordenou ao então presidente Washington Luís renunciar ao cargo de presidente da república. O presidente se recusou a cumprir essa ordem de seus opositores e foi preso pelos militares, liderados por Getúlio Vargas.
Vargas, então, assumiu a presidência e instituiu um Governo Provisório, que requisitava a convocação de novas eleições. Porém, novamente, isso não aconteceu, gerando enorme insatisfação da população - principalmente a paulista -, que iniciou movimentos contra o presidente. Um dos mais conhecidos foi a Revolução de 1932, em São Paulo, que resultou na convocação de eleições legislativas e na elaboração da Carta Magna, que permitia o voto das mulheres e dava mais voz às classes trabalhadoras. Entre muitas revoltas populares e manobras políticas para se manter no poder, a Era Vargas chegou ao fim somente em 1945, com Getúlio deposto pelos militares e pela União Democrática Nacional (UDN).
O episódio da Política do Café com Leite é muito importante para entender fatos históricos que envolveram o nosso país. Aproveite que você está no nosso blog e confira outros textos sobre a história do Brasil!