Sociologia, perguntado por Cary25, 1 ano atrás

resumo do filme O Jovem Karl Marx​

Soluções para a tarefa

Respondido por sergiobmoura
20

o filme retrata a vida do escritor durante a fase que ficou conhecida justamente como “Marx jovem” entre os anos 1844 e 1848, época em que começou a parceria e amizade com o filho de industrial Friedrich Engels.

escritor prolífico, aos 26 anos Marx está envolvido com a elite intelectual européia numa época de muitas transformações sociais perceptíveis. como ele, diversos pensadores tentam explicar a nova sociedade, assim como formulam teorias sobre as contradições e injustiças do novo sistema econômico e político.

a contradição de Engels é um destaque a parte: filho de industrial e burguês, ele se incomoda profundamente com as condições de trabalho a que estão sujeitos os operários. há, ainda hoje, quem considere isto uma hipocrisia, no entanto, nada o impede de ser solidário aos trabalhores. um dos discursos expostos no filme diz: o operário não tem condições de refletir ou lutar sozinho sobre a realidade que o cerca, mas é possível lutar com apoio e união, como indica o lema da Liga Comunista: “trabalhores do mundo, uni-vos”.

como o letreiro inicial faz questão de lembrar, no século XIX a Europa está vivendo a queda dos regimes absolutistas, a ascenção da burguesia e principalmente, o surgimento de uma nova classe de operários de fábricas, cujas condições de trabalho e exploração são o combustível para tantos agitos políticos. a Revolução Francesa havia prometido igualdade, fraternidade e liberdade, mas estes conceitos estavam longe de serem alcançados pelo povo operário composto, inclusive, por crianças. acidentes de trabalho causados pela excessiva jornada eram comuns, operários eram trocados constantemente e a desigualdade social só aumentava, e neste contexto, teorias conceituais se circulavam em abundância entre os círculos de intelectuais, seja na economia, na arte, na filosofia e na política.

a proliferação de discursos é o que torna o filme mais interessante e ao mesmo difícil. a montagem deixa a desejar em alguns momentos, obrigando o espectador a ter atenção total para não perder nada. se fosse um filme de super-heróis, diria que é preciso estar atento aos easter-eggs, ou seja, se você já conhece a fundo os personagens consegue captar os detalhes da época e o círculo intelectual em que estão envolvidos e que futuramente farão de Marx e Engels o clássico que são, caso contrário, aproveite o filme para ter um primeiro contato com esses personagens e buscar as referências.

na verdade, creio que aqui está a real intenção do diretor: demonstrar que a genialidade de Marx não estava em criar algo 100% novo, mas no impulso de querer compreender o mundo e transformá-lo, de querer reunir diversos conceitos que já orbitavam os teóricos da filosofia e sociologia e reuní-los em uma obra que explicasse o motor da história. mesmo que a fase (e o filme) até 1848 termine na publicação do Manifesto Comunista, é notável que conceitos que viriam a ser explorados e explicados em O Capital estão flutuando entre as idéias ainda sem forma definida.

“O Jovem Karl Marx” não se esforça para ser didático, mas acerta ao apresentar um Marx que nada mais é quem um homem do seu tempo: um escritor, filósofo, ensaista político e econômico, cuja genialidade marcou uma época e influencia o mundo até os dias atuais.

Perguntas interessantes