História, perguntado por livyacardoso23, 11 meses atrás

Resumo do filme Lutero .

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
537

O filme Lutero conta toda a trajetória do reformador Martinho Lutero bem como se deu o processo de reforma da igreja católica na Alemanha.

Nesse quesito, temos que a reforma protestante foi uma tentativa de Lutero de reformular os preceitos ditados pela igreja naquela época.

Veja que as arbitrariedades cometidas pela igreja eram inúmeras, tendo em vista venda de indulgências, títulos de nobreza, dentre outros.

Assim, a reforma logo ganhou diversos aspectos o que causou a excomungação de Lutero.

espero ter ajudado!

Respondido por mineiro33
405

Resposta; Em 2087, Lutero fez sua primeira missa, pois ainda era monge. Seu mãe chega para ver a celebração de ceia, o pai ergue as mãos com um cálice de vinho, mas acaba derrubando e o pai fica decepcionado e vai embora. Martinho Lutero é convocado para levar cartas para Roma. Na viagem, ele vê diversos crimes praticados pela Igreja como a venda de indulgências, relíquias, falta de castidade e o celibato sendo quebrado por padres. independente com as coisas que vê, ele sai de Roma e volta para sua igreja. Para aprimorar os estudos e retomar a fé, Lutero vai para uma universidade na Alemanha.

Alguns representantes da Igreja chegam à cidade onde Lutero estava e demonstram através de peças teatrais (autos), como é o tormento eterno. Eles oferecem ao povo uma indulgência especial, que estava supostamente ligada à construção de uma catedral e em troca da compra, seriam salvos do tormento eterno. Em ato contrário a tudo o que a Igreja fazia, Martinho publicou as suas 95 teses e mandou uma cópia para o arcebispo com a intenção de avisá-lo dos acontecimentos dentro da Igreja. Ele também colocou o documento na porta de sua igreja, para avisar o povo. Os membros da Igreja ficaram revoltados e mandaram uma intimação para o para Lutero em Wittenberg, avisando-o para comparecer em Roma sob ameaça de excomungá-lo. Lutero avisou aos membros de sua igreja que iria a Roma, mas advertiu que a Igreja deveria seguir a Deus individualmente e com fé, sem haver a presença de intermediários como: padres, bispos, cardeais, etc. A Igreja tentou convencer o príncipe a entregar o padre “herege” ao Vaticano, mandando-lhe presentes preciosos, porém, este se recusou a entregar o padre. Então, a Igreja Católica propôs uma “batalha”, para capturar Lutero, fazendo uma bula, condenando-o a morte e a confiscação de bens. O príncipe continuou se recusando a entregar Lutero, e disse que somente iria entregá-lo para um julgamento justo, em seu país: a Alemanha.

Lutero fez a tradução do novo testamento do latim para o alemão escondido. Enquanto isto, a igreja protestante estava sendo atacada e muitos de seus fiéis eram atacados e mortos. Para muitos, Martinho Lutero havia morrido, mas suas teorias continuavam vivas, o que continuou causando conflitos e chacinas na Europa. Em 1530, os príncipes foram chamados novamente para julgar Lutero, porém sem a presença do próprio. Os príncipes se recusaram a proibir a doutrina da nova bíblia e da igreja protestante. Finalmente, Martinho Lutero pode continuar com sua religiosidade. Ele foi excomungado, porém a igreja Luterana deu origem a novas doutrinas e interpretações do cristianismo, e os príncipes se beneficiaram com a possibilidade de se tornarem chefes religiosos. Nascia uma nova visão de mundo que transformou a sociedade da época. quem esta lendo essa resposta, ai voce tem que respeitar os professores e principalmente os seus colegas da escolas.

Perguntas interessantes