resumo do do império Bizantino
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi, Miguel. Tudo bem?
O Império Bizantino foi a continuação da autoridade imperial romana no Oriente durante a Idade Média.
O Império Romano Medieval foi amplamente caracterizado por sua adesão estrita ao Cristianismo Ortodoxo e pelo uso da língua grega, não latina (não se engane, porém, ainda era romano).
Tanto Bizâncio quanto o Império Romano do Oriente são termos historiográficos aplicados ao Império após seu fim; os cidadãos continuaram a se referir a si próprios como romanos e ao seu reino como Império Romano ou Romênia.
O Império Bizantino tem sua origem na decisão do Imperador Constantino de mover a capital do Império para Bizâncio (ele mudou o nome para Constantinopla). Constantino foi o primeiro imperador romano que foi cristão.
Teodósio fez do Cristianismo a religião oficial do Império Romano. Seus filhos perceberam que o Império Romano era grande demais para ser governado inteiramente de Constantinopla. Eles dividiram a administração do Império em Ocidente e Oriente, com a capital do Ocidente em Milão e o Oriente na mencionada Constantinopla.
A metade ocidental teve seu território erodido por invasões alemãs, abusos de poder, incorporação de alemães ao exército, má gestão de dinheiro, não ter Alexandria, etc.
No entanto, o Leste permaneceu territorialmente inteiro.
Sua eminência não duraria, e o império foi assolado por invasões. Durante os eventos da 4ª cruzada.