História, perguntado por pneves173, 1 ano atrás

resumo do D.Pedro segundo no trono do brasil


armyfofa14: qual d.pedro
armyfofa14: ??

Soluções para a tarefa

Respondido por dudaxak
4

Durante o segundo reinado, Pedro II conseguiu consolidar a unificação do Brasil e o país saiu vitorioso em conflitos como a emblemática Guerra do Paraguai. Além disso, fez viagens para Europa e pelo interior do país, medindo sua popularidade.

Muitos historiadores afirmam o caráter republicano e abolicionista de D. Pedro, que num país que sobrevivia economicamente através da escravidão, eram posições políticas conflituosas.

Sua vida amorosa também foi repleta de versões e especulações. Casou-se na década de 1840 com Teresa Cristina, com quem teve quatro filhos: Afonso, Isabel, Leopoldina e Pedro. Os meninos vieram a falecer logo na infância e a sucessora do cargo seria, portanto, Isabel, que em 1888 assinou a Lei Áurea. O seu caso de amizade e carinho com a Condessa de Barral é bastante famoso.

A década de 1850 marca um período de inovações chegando ao país com as linhas férreas e os navios a vapor circulando.

Pedro II precisou lidar com diversas crises e questões ao longo do período que chamamos de segundo reinado, desde às investidas da Inglaterra pelo fim do tráfico atlântico à defesa do território em conflitos como a Guerra do Paraguai.

O que chama a atenção é o imaginário construído em torno do Rei e a imbricação de festejos populares – como a Festa do Divino Espírito Santo e o Carnaval – com a monarquia, como bem aponta Lilia Schwarcz em seu livro As Barbas do Imperado

O fim do império foi decretado com o golpe de estado da República, em 1889. Dom Pedro II falece dois anos depois, no exílio em Paris.

Respondido por armyfofa14
2

Dom Pedro II  Ele foi o segundo – e último – imperador brasileiro, ficando à frente do trono por quase sessenta anos. Sua coroação foi antecipada e ele assumiu o lugar do pai após sua abdicação em 1831, quando tinha apenas cinco anos de idade. Até sua maioridade, que foi antecipada, o país foi governado pelas Regências Trina e Una, responsáveis pela condução do império até que Pedro II pudesse assumir o cargo, sendo coroado e consagrado em 1841.

Perguntas interessantes