Português, perguntado por jaquelyne4679, 9 meses atrás


Resumo do conto fantástico “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles
“As formigas” conta a história de duas amigas — primas e universitárias — que se mudam para uma pen- são. As duas são estudantes — uma de Direito e outra de Medicina. A pensão é descrita pela estudante de Direito — protagonista e narradora em 1a pessoa — um ambiente decadente, velho, sombrio e, talvez, assustador, desses locais onde tudo pode acontecer.
As garotas vão se instalar num quarto da pensão e descobrem que o antigo morador deixou lá um cai- xote com uns ossos guardados. A estudante de Medicina se interessa em abrir e ver, principalmente depois que descobre que o esqueleto é um artigo raro já que pertencia a um anão.
Durante a noite, o quarto é tomado por um cheiro de bolor e por uma invasão de formigas que não se sabe de onde vem e que tomam o recipiente onde está guardado os ossos, embaixo da cama de uma das garotas.
O que deixa a narrativa mais intrigante é que na mesma noite a estudante de Direito sonhou com um anão, de olhos azuis, olhando para ela. Quando a outra vai investigar na caixa o que teria atraído as for- migas, percebe que a posição dos ossos havia sido alterada, ou seja, os ossos haviam sido mexidos. Elas mataram os insetos e, na manhã seguinte, não havia nenhum vestígio das formigas, embora não tenham limpado o local.
Na madrugada seguinte, depois de um novo pesadelo, a estudante e sua prima descobrem o retorno das formigas e que, mais uma vez, a posição do esqueleto foi alterada, parecendo que este está se reconstituindo.
Na terceira noite, elas ficam acordadas esperando para ver de onde vinham as formigas, mas adorme- cem e quando acordam ficam apavoradas ao perceber que faltava apenas um osso da perna e outro do braço para que o esqueleto ficasse recomposto.
Elas fogem desesperadas da pensão. Da rua, uma das garotas olha para a janela do quarto que estavam hospedadas e avista os olhos as observando.
AS FORMIGAS. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2021. (adaptado)
PARA SABER MAIS:
Bolor é um mofo, normalmente achado em frutas, pães, paredes, roupas entre outros lugares. Sabe quando você pega uma peça de roupa que há muito tempo não é usada e sente aquele cheiro forte? É desse cheiro que o texto trata.
1 - Por que o texto lido pode ser considerado como um resumo de um conto fantástico? Quais evidências você tem de que, de fato, “As formigas” é um conto fantástico, levando em consideração as informações contidas no resumo?
2 - No texto lido, há uma breve descrição do espaço em que a história se passa. Explique como o espaço é importante para dar à história um clima ainda maior de medo e tensão.

Soluções para a tarefa

Respondido por Faek28Zero
58

Resposta:

Resposta da 1: Por conta de começar com duas pessoas achando ossos no quarto o qual era de outra pessoa, e em vez de de-nunciarem, eles deixam ali mesmo. Outra coisa que mostraria ser um conto além dos ossos se reagrupando "por si mesmos", seria o fato de matarem as formigas, e sem limpar, elas terem sumido. Outra coisa notável eram os olhos que as observavam enquanto elas fugiam em desespero(sem dizer do fato de que, só por ter sido um anão que deixou os ossos, elas acharam ser uma raridade).  

Resposta da 2: O espaço nos dá um dimensionamento além, sobre a história. Além de poder nos cativar a continuar lendo, nos torna imersivos no conto, como se o vivêssemos em nossas imaginações.

Explicação:

Está tudo dito acima, citada cada parte do texto. ;)


Adryellefarias44: Alguem me da um help quais sao os pronomes possesivos pfvr
Respondido por wesleysandy564
13

Resposta:

As respostas então certas ?? tá de acordor com o texto ?

Perguntas interessantes