Sociologia, perguntado por yrennan98, 8 meses atrás

resumo do cap 14 do livro de sociologia para jovens do seculo XXI

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmincris2004
1

Resposta:

Por mais que eu não seja um cara das Ciências Sociais (tanto na vida acadêmica, como no gosto literário), sempre que me convém, leio livros desta área como fonte de conhecimento e quando quero entender ou pensar um determinado assunto sob a perspectiva social. Sabia que esse livro era usado nas escolas para o público do Ensino Médio e o vi como uma alternativa para relembrar definições, ideologias, entre outras coisas.

O livro é fraco, apresenta definições e só. Cria questionamentos que ele mesmo não responde e tampouco da meios para que nós - leitores - possamos refletir e achar uma possível saída (resposta). Outro problema que encontrei e é visível principalmente quando os autores tratam sobre política e economia é uma visão bem distorcida e tendenciosa, principalmente para a esquerda (a valorizando) nas entrelinhas. Esse aspecto do livro é bem negativo na minha visão, haja vista que a orientação política dos autores não deveriam influenciar tanto no conteúdo direcionado à jovens cuja formação ainda está em andamento. Talvez os autores nem sejam de esquerda, na verdade não importa, o fato é que nenhuma posição política deveria estar tão presente no livro em alguns temas como se pode ver.

O livro cumpre seu papel - no limite - e peca por não dar tantos meios e exemplos que proporcionem ao aluno/leitor a oportunidade de refletir sobre certo tema e tomar seu próprio posicionamento.

Respondido por izaribeiro124
2

Resposta:

Explicação:

Há diversas citações dos mais variados intelectuais e ativistas da história; Milton santos, Marilena Chauí, Noam Chomsky, Karl Marx, Durkheim, Malcom X, Beltold Brecht, Weber, Gramsci, etc.

Uma das coisas que mais gostei no livro é a ideia que passa sobre a necessidade de superar pensamentos do senso comum, percepção de outras realidades possíveis nas informações que recebemos, seja com nossos próprios olhos ou por veículos de comunicação massiva e pessoal.

O livro claramente defende uma ideia de emancipação humana que tem como pedra fundamental a luta, mobilização social e a defesa das ideias de implantação de uma nova organização social entre os seres humanos, baseados na solidariedade, na justiça concreta e no fim do capitalismo, na procura de uma ética de desenvolvimento pleno de todos os seres humanos. A sua pretensão (em ser um livro para jovens) e a quantidade de assuntos abordados (diversos) o torna um livro com pouco debate, já apresenta argumento feitos, prontos, é por isso que o livro é normalmente aplicado no ano letivo escolar para que o professor possa incitar um debate e a construção cidadãos mais críticos. De fato, o livro recebe influência Marxista, Freiriana, Gramcista, etc. A partir disso, há uma deficiência em argumentos contrários ao socialista, ou mesmo uma carência de fundamentação filosófica que construa um debate em torno da clássica bipolaridade ideológico/política (socialismo x capitalismo) no qual passe para o leitor o porquê dos autores defenderem o posicionamento socialista

Perguntas interessantes