resumo do bioma pantanal
Soluções para a tarefa
O bioma Pantanal engloba quase 2% do Brasil, abrangendo uma área total de aproximadamente 250 mil km². É, no planeta, a maior área inundável, ocupando parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e ainda parte dos territórios do Paraguai e da Bolívia.
Reúne espécies encontradas em todas as demais regiões e apresenta diferentes paisagens.
As águas de sua planície vão diretamente para o rio Paraguai. Já os rios que abastecem o Pantanal, são provenientes de regiões muito altas e as águas facilmente se acumulam, inundando a região.
Bons estudos!
Resposta:
Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros.
O Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 150.000 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. A região se encontra dividida entre duas subdivisões: Microrregião do Alto Pantanal (em Mato Grosso) e Microrregião do Baixo Pantanal e Microrregião de Aquidauana (em Mato Grosso do Sul).[carece de fontes]
Do ponto de vista da fisiografia e geomorfologia, o Pantanal é definido como uma "grande e relativamente complexa planície de coalescência detrítico-aluvial". Silva & Abdon (1998), usando como critério a inundação e o relevo, dividem a área em onze sub-regiões (Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Paraguai, Paiaguás, Nhecolândia, Abobral, Aquidauana, Miranda, Nabileque, Porto Murtinho)
Área: 187.818 km²
Bioma: Savana
Rios: Rio Paraguai
Países: Bolívia, Brasil e Paraguai