História, perguntado por serranoszg, 10 meses atrás

resumo do absolutismo inglês

Soluções para a tarefa

Respondido por estudande304
103

Absolutismo Inglês

O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização do poder na figura do monarca, na segunda metade do século XV. Foi a dinastia Tudor que conseguiu obter o apoio do parlamento inglês e da burguesia, que com isso favoreceu a formação do absolutismo na Inglaterra.

Entre suas principais características se destacam: a centralização do poder nas mãos do monarca (que controlava a política, a justiça, a economia e a religião), o parlamento e a igreja subordinada ao rei, e a luta entre as dinastias (famílias reais) pelo controle do poder.

A dinastia Tudor ,fundada pelo Henrique Vll, durou mais de cem anos, a economia se desenvolveu e cada vez mais a autoridade da coroa crescia.

Um dos principais acontecimentos de seu reinado foi o rompimento com a igreja católica, motivado por interesses políticos e econômicos, os bens da igreja foram confiscados pela coroa e vendidos a nobres e burgueses ingleses.

O absolutismo inglês chegou no auge com Elizabeth l ,porque em seu reinado, fez tudo para fortalecer a autoridade real, assim como seu pai. Desenvolveu o comércio e a indústria naval, fazendo da Inglaterra a maior potência marítima do mundo.

Marque como melhor resposta

obrigado:)

Respondido por santosbeatriz27
26

O Absolutismo inglês foi o período de fortalecimento do Estado Monárquico da Inglaterra, ocorrido após a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) e a Guerra das Duas Rosas (1455-1485). Com este fortalecimento, a sociedade inglesa criou as condições que a elevaram à categoria de potência imperialista, com a colonização da América do Norte, o domínio no comércio mercantilista e a criação das bases para a futura revolução industrial.

O Absolutismo Inglês iniciou-se com a dinastia Tudor (1485-1603) e encerrou com o fim do governo de Jaime II em 1688, quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, jurou o Bill of Rights (Declaração dos Direitos) e instaurou a monarquia parlamentar em substituição à monarquia absolutista. Nesses duzentos anos de história inglesa, a disputa pelo poder esteve relacionada com as influências religiosas sobre os monarcas e as consequências na organização do Estado inglês. Além disso, as condições estruturais da sociedade foram consolidadas para que o desenvolvimento capitalista industrial se verificasse a partir do século XVII.

Durante a dinastia Tudor podemos destacar os governos dos reis Henrique VIII e de Elisabeth I como os mais importantes. Henrique VIII conseguiu sujeitar o parlamento da nobreza ao poder do rei dando as características do absolutismo à monarquia inglesa, além de fundar a Reforma Protestante no país com o Ato de Supremacia, que em 1534 fundou a Igreja Anglicana e tomou as terras da Igreja Católica. Já no reinado de Elisabeth I, filha de Henrique VIII, o mercantilismo inglês foi fortalecido, consolidando o poderio da marinha inglesa nos mares, principalmente depois da vitória sobre a Invencível Armada, do rei espanhol Felipe II, inaugurando a decadência econômica do reino espanhol. Na área da navegação, Elisabeth I estimulou ainda ações de pirataria, chegando a dar um título de nobreza ao pirata Francis Drake. Além disso, essa dinastia deixou um poder real consolidando e em acordo com o parlamento, garantindo também uma participação política de grupos sociais emergentes e ligados a atividades econômicas comerciais e produtivas distintas da aristocracia rural feudal.

Perguntas interessantes