Filosofia, perguntado por mariasantos1238, 1 ano atrás

RESUMO DESSE TEXTO POR FAVOR!!! URGENTE


O conhecimento filosófico é histórico e revela a interpretação singular de uma época, de uma comunidade ou de um homem. Esse conhecimento, por sua origem e sua radicalidade, pode ser considerado e compreendido fora dos limites de seu tempo e do seu lugar de origem. Nesse sentido, podemos nos dirigir ao pensamento de Sócrates, Aristóteles e Epicuro e aos critérios que esses filósofos estabeleceram para definir o que é preciso considerar para uma boa ação.

Um dos conceitos norteadores da filosofia de Sócrates é o de que a essência do homem é sua alma inteligente e que fazer o bem é conhecer essa alma inteligente. Sócrates considera que o conhecimento é fundamental para podermos escolher e agir e que uma ação ou escolha mal feita revela falta de conhecimento ou ignorância.

Quando alguém relata uma situação de conflito, é como dizer que tal pessoa “partiu para a ignorância”, não é mesmo? Mas o que significa isso? Não daria na mesma dizer que a inteligência da pessoa não foi suficiente para resolver os seus problemas?

Como Sócrates, Aristóteles define o homem pela sua alma racional. Segundo Aristóteles, a alma pode ser dividida em partes e essa divisão apresenta uma estreita relação com a classificação dos seres vivos, de tal forma que nutrição e geração são partes da alma concernentes às plantas. Aos animais inferiores, além da nutrição e geração, acrescenta-se o tato. Os animais superiores, além da nutrição, geração e tato, apresentam, como potência da alma, a percepção e a locomoção. O homem, além de todas as características da alma dos outros seres vivos, apresenta como faculdade da alma ou intelecto.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandatorres14
8
O conhecimento filosófico e Histórico.Pode ser considerado e compreendido fora do limites de seu tempo e de seu lugar de origem. Podemos nos dirigir ao pensamento de Sócrates, Aristóteles, e Epicuro e aos critérios.
Um dos conceitos norteadores da filosofia de Sócrates é o de que a essência do homem é sua alma inteligente e que fazer o bem é conhecer essa alma inteligente. Sócrates considera que o conhecimento é fundamental para podermos escolher e agir e que uma ação ou escolha mal feita revela falta de conhecimento ou ignorância. é como dizer que tal pessoa “partiu para a ignorância”, não é mesmo?o que significa isso? Não daria na mesma dizer que a inteligência da pessoa não foi suficiente para resolver os seus problemas?
Como Sócrates, Aristóteles define o homem pela sua alma racional. Aristóteles, a alma pode ser dividida em partes e essa divisão apresenta uma estreita relação com a classificação dos seres vivos. Aos animais inferiores, além da nutrição e geração, acrescenta-se o tato. Os animais superiores, além da nutrição, geração e tato, apresentam, como potência da alma, a percepção e a locomoção. O homem, além de todas as características da alma dos outros seres vivos, apresenta como faculdade da alma ou intelecto.
Perguntas interessantes