Resumo Desde o século XV, Portugal e Espanha eram as grandes potências ultramarinas, os quais foram precursoras na conquista das novas terras encontradas do outro lado do Oceano Atlântico, cunhada de “Novo Mundo”. Assim, desde 1492, com a chegada de Cristóvão Colombo a América, os territórios aqui encontrados foram alvo de muitas disputas e exploração.
Nesse sentido, importante destacar que tribos indígenas e outros povos viviam aqui e muitos deles (caso do Maias, Incas e Astecas) construíram imensas civilizações que, aos poucos, foram sendo dizimadas diante da ânsia dos novos conquistadores em explorar e povoar os territórios além-mar.
Assim, os dois países ibéricos que primeiramente se lançaram ao mar desenvolveram algumas contendas, no entanto, para que essas relações pudessem ser mais amistosas e lucrativas para ambos, ficou estabelecido, no Tratado de Tordesilhas, o limite que cada um possuía. No entanto, o tratado ficou somente no papel, uma vez que ambos, muitas vezes, não respeitaram os limites impostos.
1- O que foi o pacto Colonial e como você imagina?
2- Quais são as características e como funcionava o pacto Colonial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-) O "pacto colonial" que na verdade não era algo que estava escrito no papel e nem acordado, consistia na colônia fazer somente trocar comerciais com as metrópoles. Não poderiam realizar comércios com outras nações e nem consumir diretamente produtos de nações que não fossem aliadas da metrópole.
2-) As características desse "pacto" eram a total subserviência da colônia com a metrópole. Como as colônias eram responsáveis pela plantação de especiarias, no caso do Brasil da Cana de açúcar, as drogas do sertão, tabaco e a exploração de metais precisos criava uma estagnação dentro do território pois não poderiam desenvolver produtos manufaturados que era de produção exclusiva das metrópoles. Isso criava a condição permanente do status de colônia e impedia grandes avanços tanto sociais quanto políticos.
Explicação: