resumo de:
taylorismo
Fordismo
Fayolismo
para, cada um desses, três tópicos, escrever de 8 a 10 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
taylorismo:
sistema de organização do trabalho concebido pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor 1856-1915, com o qual se pretende alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço.
Fordismo:
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos.
Foyolismo:
Nn ouvi falar
Explicação:
espero ter ajudado
Explicação:
Taylorismo
O Taylorismo é um sistema de gestão do trabalho baseado em diversas técnicas para o aproveitamento ótimo da mão de obra contratada.
Foi desenvolvido no início do século XIX, a partir de estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos fabris.
Características
O Taylorismo enfatiza a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário.
Portanto, é um sistema de racionalização do trabalho concebido em moldes científicos. Desta maneira, cada aspecto do trabalho deve ser estudado e desenvolvido cientificamente.
Assim, com a análise dos processos produtivos, foi possível aperfeiçoar a capacidade de trabalho do operariado. O foco era economizar o máximo em termos de esforço produtivo.
Fordismo
O fordismo foi um modelo de produção industrial utilizado amplamente nos Estados Unidos e revolucionou a produção de automóveis, sendo adaptado para outras indústrias ao longo dos anos. Como o nome já diz, foi um modelo criado pelo idealizador das indústrias Ford, Henry Ford.
Ford aperfeiçoou uma prática que já existia na Europa, desenvolvida por Frederick Taylor, e a adaptou para suas indústrias automobilísticas. Com as adaptações, como a linha de montagem e a padronização dos produtos fabricados, a produtividade era alta, e o tempo de produção, muito baixo, o que resultou em um modelo de sucesso no início de sua implementação.
Fayolismo
Registros relatam que o autor foi o primeiro a tratar a administração de empresas como um tema à parte, uma disciplina que pode – e deve – ser estudada para formar lideranças qualificadas.
Ou seja, ele apontou para a necessidade de existirem cursos e carreiras voltadas especificamente à gestão das organizações, comentando que:
“Todos têm necessidade, em maior ou menor grau, de noções administrativas. Na família, nos negócios do Estado, a necessidade de capacidade administrativa está em relação com a importância da empresa; para os indivíduos, essa necessidade é tanto maior quanto mais elevada é a posição que ocupam.”
Priorizando a visão de um gerente ou diretor, Fayol também acreditava que os melhores líderes são os bons administradores, sendo que o conhecimento em gestão é mais importante, para eles, do que a competência técnica.