Resumo de regras do arremesso de peso
Soluções para a tarefa
Explicação:
O peso é uma esfera de ferro fundido e de chumbo, ou ainda de bronze, com 12 cm de diâmetro. O peso varia com a modalidade: no masculino tem 7,26 kg, e no feminino, 4 kg, e a esfera tem diâmetro um pouco menor. O arremessador se posiciona na área do arremesso, que é circular e tem pouco mais de 2 m de diâmetro.
Na posição básica para o arremesso de peso, a esfera deve estar posicionada entre o pescoço e o ombro do atleta e o arremesso em si será realizado com os dedos, em vez do uso da palma. O atleta tem a opção de girar sobre o próprio eixo, para aumentar o impulso, e distende o braço, arremessando a esfera.
Outra técnica é a do lançamento linear, onde não há o giro. Durante o movimento, o arremessador pode usar o limite da área delimitada, sem pisar fora dela. A marcação da distância é feita até o ponto de contato da esfera com o chão.
O número de arremessos varia de acordo com a quantidade de competidores, nas provas oficiais: até oito arremessadores, cada atleta terá direito a seis arremessos, acima desse número de competidores, cada atleta realizará três arremessos.
O arremesso do peso é, dentre as provas de arremesso, o que apresenta a dinâmica mais simples, pois constitui-se de uma deslocação linear, seguida de uma extensão global do corpo. Esta aparente simplicidade leva muitos aficionados do atletismo a considerar o arremesso do peso como uma prova de técnica fácil e que está ao alcance de qualquer um a obtenção de boas performances.
Mas, não é bem assim.
Depois da preocupação inicial de selecionar o arremessador pelo biotipo, vem a seguir, o aspecto formativo – massa muscular, força e, por último, o desenvolvimento, sempre presente na preparação atlética, do sentido rítmico que constitui-se no fator de maior importância dentro desse complexo técnico.
Na preparação atlética do arremessador ocupa lugar destacado o desenvolvimento da força, não só do segmento superior, responsável pelo último impulso, como também, dos membros inferiores e das massas musculares da cintura pélvica e da cintura escapular.
O uso de halteres é, neste caso, igualmente aconselhável e, constitui-se, como nos outros arremessos atléticos, no fator basilar usado na preparação física do arremessador. E pode ser associado com uso de resistência elástica e treinamento da musculatura estabilizadora de tronco no Pilates. Com halteres, podemos simular o gesto esportivo e com as molas ganhar estabilidade e ao mesmo tempo, mobilidade do quadril e ombros.
A atitude final, no momento de soltar o aparelho (tronco ligeiramente em desequilíbrio, no sentido do arremesso), merece uma série de exercícios, que ajude a maximizar o equilíbrio.