resumo de racismo,e a cultura africana como a cultura brasileira
Soluções para a tarefa
No Brasil racismo é crime. Se alguém discriminar alguém pela cor de sua pele sofrerá ação penal por um delito inafiançável, se alguém xingar alguém de preto, será processado por injúria grave. E o que dizer do preconceito contra a cultura negra? Contra a religião afro-brasileira e contra o legado do negro na cultura brasileira? Que lei protege a cultura africana no Brasil da campanha racista que visa a sua aniquilação.
2. Senão, vejamos, o que dizer do que fazem algumas igrejas pentecostais demonizando o candomblé e a umbanda? Racismo e preconceito puro. No candomblé, religião panteísta, ao contrário do cristianismo, não há diabo, pecado, ou personificação do mal. Todavia, da mesma maneira racista com que os negros foram tratados nas fazendas de escravo do sul dos Estados Unidos, missionários da intolerância fixaram os cultos afro-brasileiros como a personificação do mal na terra, revivificando no Brasil os piores momentos da Ku Klux Klan, ao pregar, sem disfarces a intolerância e o fanatismo.
3. Falo disto com tranquilidade e com uma visão sociológica e política, como não sou membro de nenhuma das duas religiões, e defendo que cada pessoa tenha acesso a sua religiosidade como algo privado e como um direito sagrado de cada homem, não defendo uma contra outra. Defendo a tolerância contra a intolerância. Só não defendo a tolerância contra os intolerantes. E esta forma de intolerância religiosa fanática está livre no Brasil, para fazer suas vítimas e pregar uma forma fascista de ataque a crença do próximo e de não convivência pacífica. E não vejo este tipo de ataque a outras religiões como o budismo ou o islamismo.
4. Mas o ataque aos cultos afro-brasileiros, na verdade, é apenas a ponta do iceberg do racismo velado que existe neste país. A lei do racismo é um avanço, mas, de fato, apenas jogou para debaixo do tapete a sujeira. O preconceito contra o negro não é só preconceito de pele, ele se perpetua porque é, acima de tudo, preconceito contra a cultura negra e contra o legado do negro no Brasil.